A inclusão pelo movimento de ser e pertencer à escola: canal no YouTube com ações desenvolvidas em escola municipal.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira Jr, José Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth-
Autor(es): dc.contributor.authorCrespo, Sérgio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-15T12:24:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-15T12:24:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-15-
identificador: dc.identifier.otherdissertação_josecarlos_versaodefinitiva02dejulhoOK.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581813-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa está voltada para o processo de transformação de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos, localizada no bairro da Penha na comunidade da Vila Cruzeiro. A metodologia proposta nesta pesquisa se caracteriza numa perspectiva qualitativa, de natureza interpretativa crítica das práticas e ações pedagógicas do Projeto Ser e Pertencer desenvolvidas na Escola Municipal citada. Para isso realizamos uma revisão narrativa sobre o tema, analisamos os documentos referentes ao Projeto, observamos e coletamos as práticas exitosas da comunidade escolar e construímos um canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UC6iu0wdQo0AJOLK-cG1qngQ) com a participação dos alunos contendo as atividades desenvolvidas na Escola. A pesquisa buscou também compreender o nível de pertencimento ao espaço escolar. A comunidade escolar desta unidade de ensino vem transformando sua realidade e trazendo outra concepção de escola através de práticas pedagógicas inclusivas que promovem o respeito à diversidade. Estas ações fazem parte do Projeto Ser e Pertencer, construído e desenvolvido coletivamente. Até o momento, publicamos no canal do youtube nove vídeos produzidos nestas experiências concretas. A partir de uma análise conjuntural e dos resultados nota-se a necessidade do desenvolvimento de abordagens e ações pedagógicas voltadas para práticas inclusivas e transformadoras que disseminem valores, como, por exemplo, a empatia, o respeito e o protagonismo juvenil. Concluímos que o Projeto Ser e Pertencer mostra que o ambiente escolar pode ir muito além da sistematização de conteúdos e do antigo engessamento da relação ensino-aprendizagem, e sim, se tornar um espaço potencial onde é possível desenvolver práticas interdisciplinares, que respeitem e valorizem a diversidade e a potencialidade presente na escola pública, direcionando ações numa perspectiva inclusiva. A partir desse entendimento, consideramos de extrema relevância a construção do canal no youtube como produto final do mestrado profissional a fim de compartilhar essas experiências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade; Pertencimento; Diversidade; Inclusão.pt_BR
Título: dc.titleA inclusão pelo movimento de ser e pertencer à escola: canal no YouTube com ações desenvolvidas em escola municipal.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Mestradopt_BR
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