Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira Jr, José Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Crespo, Sérgio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-15T12:24:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-15T12:24:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertação_josecarlos_versaodefinitiva02dejulhoOK.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581813 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa está voltada para o processo de transformação de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos, localizada no bairro da Penha na comunidade da Vila Cruzeiro. A metodologia proposta nesta pesquisa se caracteriza numa perspectiva qualitativa, de natureza interpretativa crítica das práticas e ações pedagógicas do Projeto Ser e Pertencer desenvolvidas na Escola Municipal citada. Para isso realizamos uma revisão narrativa sobre o tema, analisamos os documentos referentes ao Projeto, observamos e coletamos as práticas exitosas da comunidade escolar e construímos um canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UC6iu0wdQo0AJOLK-cG1qngQ) com a participação dos alunos contendo as atividades desenvolvidas na Escola. A pesquisa buscou também compreender o nível de pertencimento ao espaço escolar. A comunidade escolar desta unidade de ensino vem transformando sua realidade e trazendo outra concepção de escola através de práticas pedagógicas inclusivas que promovem o respeito à diversidade. Estas ações fazem parte do Projeto Ser e Pertencer, construído e desenvolvido coletivamente. Até o momento, publicamos no canal do youtube nove vídeos produzidos nestas experiências concretas. A partir de uma análise conjuntural e dos resultados nota-se a necessidade do desenvolvimento de abordagens e ações pedagógicas voltadas para práticas inclusivas e transformadoras que disseminem valores, como, por exemplo, a empatia, o respeito e o protagonismo juvenil. Concluímos que o Projeto Ser e Pertencer mostra que o ambiente escolar pode ir muito além da sistematização de conteúdos e do antigo engessamento da relação ensino-aprendizagem, e sim, se tornar um espaço potencial onde é possível desenvolver práticas interdisciplinares, que respeitem e valorizem a diversidade e a potencialidade presente na escola pública, direcionando ações numa perspectiva inclusiva. A partir desse entendimento, consideramos de extrema relevância a construção do canal no youtube como produto final do mestrado profissional a fim de compartilhar essas experiências. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.32 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade; Pertencimento; Diversidade; Inclusão. | pt_BR |
Título: dc.title | A inclusão pelo movimento de ser e pertencer à escola: canal no YouTube com ações desenvolvidas em escola municipal. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertação_josecarlos_versaodefinitiva02dejulhoOKpdf.pdf | 6,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581813/2/dissertação_josecarlos_versaodefinitiva02dejulhoOKpdf.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons