Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus de Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fabri, M.G.S. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-15T12:16:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-15T12:16:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática: a literatura de Cordel no Ensino de Educação Ambiental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581811 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No Brasil, a maioria dos mestrados profissionais em ensino requer a elaboração de um produto educacional por parte dos mestrandos. Moreira (2004) aponta que a pesquisa, no âmbito do mestrado profissional, deve ser aplicada, descrever o desenvolvimento de processos ou produtos de natureza educacional, indicar caminhos que possibilitem a melhoria na qualidade do ensino, sugerindo que, em forma e conteúdo, este produto constitua-se em um material que possa ser utilizado por outros profissionais. (MOREIRA, 2004, p.134) Neste contexto, integrar Literatura de Cordel e Eduação Ambiental pode ser também um caminho na busca por novos significados para a aprendizagem. Apresentar o gênero cordel no contexto educacional, de acordo com Valente e Oliveira (2011), "justifica-se tanto pelas marcas das práticas sociais de letramento que carrega, quanto por permitir aos leitores de outras regiões brasileiras conhecerem outro gênero no qual também possam se reconhecer" (VALENTE; OLIVEIRA; 2011, p. 5) Diante disso, este produto educacional faz uma apropriação do gênero cordel, no contexto específico do ensino, sem a intenção de que as produções propostas na pequisa sejam consideradas ou classificadas como expressão de arte ou literatura de cordel semelhante às produções dos poetas cordelistas. Desta forma, apresentamos o desenvolvimento de uma Sequência de Didática (SD), caracterizada como produto educacional, vinculado à dissertação. A Literatura de Cordel no Ensino de Educação Ambiental. A SD descrita nesta produção técnica foi aplicada aos 27 alunos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.95MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Word | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional; Educação Ambiental; Gênero Literário | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática: a literatura de Cordel no Ensino de Educação Ambiental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA A LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.docx | Produto Educacional | 3.02 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/581811/2/SEQUÊNCIA DIDÁTICA A LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons