Sequência Didática: a literatura de Cordel no Ensino de Educação Ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus de Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFabri, M.G.S.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-15T12:16:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-15T12:16:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-15-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática: a literatura de Cordel no Ensino de Educação Ambientalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581811-
Resumo: dc.description.abstractNo Brasil, a maioria dos mestrados profissionais em ensino requer a elaboração de um produto educacional por parte dos mestrandos. Moreira (2004) aponta que a pesquisa, no âmbito do mestrado profissional, deve ser aplicada, descrever o desenvolvimento de processos ou produtos de natureza educacional, indicar caminhos que possibilitem a melhoria na qualidade do ensino, sugerindo que, em forma e conteúdo, este produto constitua-se em um material que possa ser utilizado por outros profissionais. (MOREIRA, 2004, p.134) Neste contexto, integrar Literatura de Cordel e Eduação Ambiental pode ser também um caminho na busca por novos significados para a aprendizagem. Apresentar o gênero cordel no contexto educacional, de acordo com Valente e Oliveira (2011), "justifica-se tanto pelas marcas das práticas sociais de letramento que carrega, quanto por permitir aos leitores de outras regiões brasileiras conhecerem outro gênero no qual também possam se reconhecer" (VALENTE; OLIVEIRA; 2011, p. 5) Diante disso, este produto educacional faz uma apropriação do gênero cordel, no contexto específico do ensino, sem a intenção de que as produções propostas na pequisa sejam consideradas ou classificadas como expressão de arte ou literatura de cordel semelhante às produções dos poetas cordelistas. Desta forma, apresentamos o desenvolvimento de uma Sequência de Didática (SD), caracterizada como produto educacional, vinculado à dissertação. A Literatura de Cordel no Ensino de Educação Ambiental. A SD descrita nesta produção técnica foi aplicada aos 27 alunos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.95MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeWordpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional; Educação Ambiental; Gênero Literáriopt_BR
Título: dc.titleSequência Didática: a literatura de Cordel no Ensino de Educação Ambientalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons