Saberes da Sociologia e das Artes Visuais: conexões dialógicas numa intervenção pedagógica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Ellen Pyles Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-14T19:31:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-14T19:31:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-26-
identificador: dc.identifier.otherIntervenção Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581807-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho procuramos discutir como os diálogos e as conexões de saberes e práticas pedagógicas entre duas áreas do conhecimento, neste caso a Sociologia e as Artes Visuais, podem colaborar com a formação crítica dos estudantes do Ensino Médio. Para isto, esta pesquisa, configurada como intervenção pedagógica com estudantes de 1ª série do Ensino Médio e do Curso Técnico Profissional de Formação Docente, de uma escola da rede estadual pública do município de Arapongas, Paraná, buscou registrar os produtos da parceria entre estes dois campos do conhecimento. Objetivou-se evidenciar uma possibilidade didático- metodológica no ensino de Sociologia, em torno das reflexões acerca dos eixos “diversidades e desigualdades”, tendo por base o conteúdo “trabalho”, mobilizado através da releitura crítica de obras de artistas brasileiros clássicos (Tarsila do Amaral e Cândido Portinari) e contemporâneos (Rosana Paulino). Para tanto, na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica, discutiu as contribuições do ensino das duas disciplinas, testadas em um conjunto de aulas de Sociologia e os resultados dessa mediação pedagógica interdisciplinar, demonstrando na prática docente concreta, como os diálogos entre tais saberes podem mobilizar ainda mais o aprendizado sociológico dos estudantes e ampliar seus repertórios socioculturais. Utilizando relatos das aulas de Sociologia, impressões dos estudantes do Ensino Médio, revisão bibliográfica, análise documental, observações e pesquisa participante, esta intervenção pedagógica objetivou contribuir com a demarcação do papel central dessas disciplinas no currículo da Educação Básica, especialmente neste momento histórico de significativos retrocessos para ambas, vivenciados após a publicação da Lei nº 13.415/2017 no Brasil. Teorizando a própria prática docente e analisando-a cientificamente por meio dos aportes ofertados pelo PROFSOCIO, tentamos destacar que além da reflexão crítica para a construção da autonomia e da auto percepção como sujeito coletivo, estas disciplinas possibilitam que os estudantes compreendam, problematizem e conduzam seus papéis ativos e criativos nesta sociedade capitalista desigual. Assim, entendemos que cabe à escola mediar os conteúdos necessários para humanizar e incentivar a expressão das subjetividades no jovem estudante, levando-o à desnaturalização, ao estranhamento dos fenômenos sociais e, por consequência, à construção mais significativa dos conhecimentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtes Visuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógica Interdisciplinarpt_BR
Título: dc.titleSaberes da Sociologia e das Artes Visuais: conexões dialógicas numa intervenção pedagógicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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