SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PROPOSTA PARA ABORDAGEM DOS TEMAS HIV E AIDS EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS - IFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Deyvison Campos dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-14T17:51:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-14T17:51:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-14-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA: PROPOSTA PARA ABORDAGEM DOS TEMAS HIV E AIDS EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581804-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, contempla o processo de desenvolvimento e avaliação do Produto Educacional (PE) “Sequência Didática: proposta para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho”. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma Sequência Didática (SD) para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho, com vistas à prática educativa voltada à qualificação profissional e à preparação para o exercício da cidadania. A pesquisa possui abordagem qualitativa e o método de estudo é o da pesquisa-ação colaborativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários-perfis, questionários de satisfação e diários reflexivos. A SD desenvolvida foi avaliada a partir de eixos descritores por professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho. A pergunta investigativa que orienta o trabalho é “como professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho avaliam uma proposta de abordagem dos temas HIV e AIDS voltada à produção de materiais de ordem didática e pedagógica pelos TST em formação?”. Tem-se como resultados o julgamento da SD de modo positivo pelos colaboradores- avaliadores, tendo havido também pontos avaliados de modo neutro por um dos avaliadores, entre os vinte itens/aspectos do material, e nenhum item/aspecto foi avaliado negativamente. A participação dos professores no processo de apreciação e avaliação da SD mostrou-se como um contributo ao desenvolvimento profissional docente. À guisa de conclusão, entende-se que a SD desenvolvida configura-se como uma ferramenta para abordagem dos temas HIV e AIDS, em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho com vistas ao desenvolvimento de habilidades profissionais e à construção de saberes necessários ao exercício da cidadania. Outras conclusões oriundas da investigação são: i) o ensino na Educação Profissional e Tecnológica é condicionado por questões políticas e por diferentes perspectivas teóricas; ii) os Institutos Federais propõem-se a formar os sujeitos integralmente, motivando a atuação de professores e de suas práticas pedagógicas consonantes com os princípios da omnilateralidade; iii) o desenvolvimento de um PE, no âmbito da formação docente, deve se prestar ao atendimento das especificidades da EPT na Rede Federal de Ensino por professores da carreira EBTT.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHIV/AIDSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: PROPOSTA PARA ABORDAGEM DOS TEMAS HIV E AIDS EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT/IFALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons