GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Utilização de Business Intelligence no IFSC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMariano, Eduardo Bortoli-
Autor(es): dc.contributor.authorJuliani, Douglas Paulesky-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Gustavo Henrique Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-06T18:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-06T18:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35177-gestao-da-informacao-na-educacao-profissional-e-tecnologica-br-utilizacao-de-business-intelligence-no-ifsc-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581523-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book, resulta de uma pesquisa sobre o estudo de caso da gestão de dados e informações educacionais desenvolvida no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) da REDE-EPCT. Ele sistematiza as ações desenvolvidas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que qualificaram o processo de coleta, tratamento e disseminação de dados e informações educacionais, utilizando conceitos da Gestão da Informação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A publicação destina-se a Instituições de Ensino (IE), gestores educacionais e demais trabalhadores da educação que utilizam dados, como por exemplo, relatórios gerenciais que subsidiam as tomadas de decisões, pesquisadores na produção de estudos e estatísticas, na divulgação dos números para a sociedade, na resposta a órgãos de controle e fiscalização e na avaliação da educação por meio dos números coletados, retratando efetivamente a realidade educacional. O e-book divide-se em três partes: o desafio, o processo e a análise. A primeira parte retrata a dificuldade da organização de dados na EPT e a mportância da utilização da Gestão da Informação para a tomada de decisão pela gestão educacional. Em seguida, traz-se o processo da construção de um modelo de trabalho colaborativo em rede, que aborda a criação da rede de atores responsáveis pela organização de dados, as ações desenvolvidas, os marcos regulatórios de suporte, os produtos e aparatos tecnológicos desenvolvidos neste processo. Por fim, na análise, aborda-se como o IFSC aplica os conceitos da Gestão da Informação na área educacional, e utiliza ferramentas de Business Intelligence para a divulgação de seus números atribuindo valor e qualidade à informação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGESTÃO DA INFORMAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Título: dc.titleGESTÃO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Utilização de Business Intelligence no IFSCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons