Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariano, Eduardo Bortoli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Juliani, Douglas Paulesky | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Gustavo Henrique Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-06T18:26:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-06T18:26:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35177-gestao-da-informacao-na-educacao-profissional-e-tecnologica-br-utilizacao-de-business-intelligence-no-ifsc | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581523 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book, resulta de uma pesquisa sobre o estudo de caso da gestão de dados e informações educacionais desenvolvida no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) da REDE-EPCT. Ele sistematiza as ações desenvolvidas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que qualificaram o processo de coleta, tratamento e disseminação de dados e informações educacionais, utilizando conceitos da Gestão da Informação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A publicação destina-se a Instituições de Ensino (IE), gestores educacionais e demais trabalhadores da educação que utilizam dados, como por exemplo, relatórios gerenciais que subsidiam as tomadas de decisões, pesquisadores na produção de estudos e estatísticas, na divulgação dos números para a sociedade, na resposta a órgãos de controle e fiscalização e na avaliação da educação por meio dos números coletados, retratando efetivamente a realidade educacional. O e-book divide-se em três partes: o desafio, o processo e a análise. A primeira parte retrata a dificuldade da organização de dados na EPT e a mportância da utilização da Gestão da Informação para a tomada de decisão pela gestão educacional. Em seguida, traz-se o processo da construção de um modelo de trabalho colaborativo em rede, que aborda a criação da rede de atores responsáveis pela organização de dados, as ações desenvolvidas, os marcos regulatórios de suporte, os produtos e aparatos tecnológicos desenvolvidos neste processo. Por fim, na análise, aborda-se como o IFSC aplica os conceitos da Gestão da Informação na área educacional, e utiliza ferramentas de Business Intelligence para a divulgação de seus números atribuindo valor e qualidade à informação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | GESTÃO DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Título: dc.title | GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Utilização de Business Intelligence no IFSC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons