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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CEPAE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GODOI, Maria do Carmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-05T21:03:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-05T21:03:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581484 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de sequência didática apresenta, por meio de narrativas, os resultados de uma investigação sobre minha própria prática, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2016 a 2018, cujo produto final é a dissertação “A construção do pensamento geográfico nos anos iniciais a partir do conceito de lugar”. A representação cartográfica do lugar de vivência surge como possibilidade para que as crianças aprendem, desde os anos iniciais, a ler e a pensar o espaço geográfico como construção historicamente construído. Sua pertinência advém do fato de alguns estudos direcionados aos anos iniciais apontarem algumas fragilidades acerca dos pressupostos teórico-metodológicos ligados ao ato de ensinar e aprender Geografia com criticidade, indispensáveis para a compreensão dos conflitos existentes no mundo em constante transformação. Desse modo, elegemos como principal foco analisar as contribuições e as possíveis limitações da representação cartográfica na construção do raciocínio socioespacial da criança desde os anos iniciais, de maneira a desenvolver habilidades cognitivas que contribuam para a construção do pensamento geográfico. A coleta de dados ocorreu por meio de estudo de caso por meio de observações, intervenções, reflexões e acompanhamento das aulas de duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I da rede estadual, que permitiram que fossem aplicados questionários semiestruturados aos alunos, a fim de que se pudessem traçar um diagnóstico das turmas pesquisadas. O tempo previsto para a realização de cada atividade foi de 1 hora/aula para cada atividade, com um total de 7 horas/aulas. A proposta para a realização da pesquisa no âmbito da disciplina de Geografia nos anos iniciais seguiu orientações teóricas propostas por Vigotsky (2009, com destaque para a aplicação de questionários semiestruturados, leituras de textos literários, brincadeiras, rodas de conversa, utilização do Google Earth Pro e oficina de representação cartográfica, num total de sete encontros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 507,10 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento geográfico. Ensino de Geografia. Lugar. Representação cartográfica. Anos iniciais. | pt_BR |
Título: dc.title | A construção do pensamento geográfico nos anos iniciais a partir do conceito de lugar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | GEOGRAFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 507,1 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581484/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
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