A construção do pensamento geográfico nos anos iniciais a partir do conceito de lugar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CEPAEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGODOI, Maria do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-05T21:03:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-05T21:03:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-26-
identificador: dc.identifier.otherSequência didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581484-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de sequência didática apresenta, por meio de narrativas, os resultados de uma investigação sobre minha própria prática, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2016 a 2018, cujo produto final é a dissertação “A construção do pensamento geográfico nos anos iniciais a partir do conceito de lugar”. A representação cartográfica do lugar de vivência surge como possibilidade para que as crianças aprendem, desde os anos iniciais, a ler e a pensar o espaço geográfico como construção historicamente construído. Sua pertinência advém do fato de alguns estudos direcionados aos anos iniciais apontarem algumas fragilidades acerca dos pressupostos teórico-metodológicos ligados ao ato de ensinar e aprender Geografia com criticidade, indispensáveis para a compreensão dos conflitos existentes no mundo em constante transformação. Desse modo, elegemos como principal foco analisar as contribuições e as possíveis limitações da representação cartográfica na construção do raciocínio socioespacial da criança desde os anos iniciais, de maneira a desenvolver habilidades cognitivas que contribuam para a construção do pensamento geográfico. A coleta de dados ocorreu por meio de estudo de caso por meio de observações, intervenções, reflexões e acompanhamento das aulas de duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I da rede estadual, que permitiram que fossem aplicados questionários semiestruturados aos alunos, a fim de que se pudessem traçar um diagnóstico das turmas pesquisadas. O tempo previsto para a realização de cada atividade foi de 1 hora/aula para cada atividade, com um total de 7 horas/aulas. A proposta para a realização da pesquisa no âmbito da disciplina de Geografia nos anos iniciais seguiu orientações teóricas propostas por Vigotsky (2009, com destaque para a aplicação de questionários semiestruturados, leituras de textos literários, brincadeiras, rodas de conversa, utilização do Google Earth Pro e oficina de representação cartográfica, num total de sete encontros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent507,10 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento geográfico. Ensino de Geografia. Lugar. Representação cartográfica. Anos iniciais.pt_BR
Título: dc.titleA construção do pensamento geográfico nos anos iniciais a partir do conceito de lugarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGEOGRAFIApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons