Experiência de ensino voltados para o aprendizado de conteúdos de Sociologia brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBaraldi Júnior, César Luchiari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-05T19:22:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-05T19:22:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-28-
identificador: dc.identifier.otherRelato de Experiênciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581463-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma possibilidade metodológica para o ensino e para a pesquisa na área de Ensino de Sociologia. Inspirado pelas experiências desenvolvidas por Jacob Moreno, Guerreiro Ramos e Raul Rojas Soriano este trabalho desenvolveu sociodramas com jovens estudantes de uma escola de Londrina-PR com intuito de compreender a atribuição de sentidos dadas pelos alunos em relação às ideias de Oliveira Vianna (1938; 1939) quando este faz a defesa do autoritarismo no Brasil. Em diálogo com autores como Norbert Elias, Anthony Giddens, Wright Mills e Bernard Charlot, neste trabalho os jovens aparecem enquanto sujeitos sociais, a escola enquanto instância de democratização do saber e o ensino de sociologia enquanto instrumento de promoção de autoconhecimento e conhecimento social. Na forma de uma pesquisa-ação experimental realizada pelo professor na condição de observador participante, estão aqui relatadas e analisadas uma sequencia de doze aulas em que os jovens puderam expor, por meio de suas falas, produções textuais e dramatizações, os sentidos que atribuem para o autoritarismo estudado, a prática sociodramática e para suas próprias vivências sociais. Ao final, concluiu-se que as experiências sociodramáticas contribuíram para uma mobilização maior dos estudantes para com os saberes escolares na medida em que possibilitaram aos (às) alunos (as) demonstrarem raciocínios sociológicos, além de oferecerem ao professor-pesquisador a chance de compreender aspectos da subjetividade dos (as) estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociodramapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia Brasileirapt_BR
Título: dc.titleExperiência de ensino voltados para o aprendizado de conteúdos de Sociologia brasileirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons