Indústria 4.0: Sequência didática sobre indústria 4.0 para o curso integrado ao ensino médio na área de controle e processos industriais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Nilo César Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCastaman, Ana Sara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-04T19:46:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-04T19:46:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-26-
identificador: dc.identifier.otherIndústria 4.0: Esse cenário impõe desafios ao processo de ensino-aprendizagem, tanto no sentido de incentivar os estudantes para as aulas e para a construção dos conhecimentos, quanto de mediar os saberes acerca da vasta área que é a I4.0. Nesse sentido esta SD pode ajudá-lo em ambos os aspectos, ou seja, pode auxiliá-lo a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem pelo fato de "ativar" os estudantes de forma que se tornem protagonistas em sala de aula e não apenas coadjuvantes apáticos. Também oferecerá um caminho didático para apresentar o conteúdo ligado a I4.0 de um modo dinâmico e que seja significativo aos estudantes, principalmente, àqueles do Ensino Médio Integrado (EMI).pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581403-
Resumo: dc.description.abstractEsta Sequência Didática (SD) é o produto educacional desenvolvido durante a pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), a qual teve como tema central a “Indústria 4.0”. A Indústria 4.0 (I4.0), também conhecida como a quarta revolução industrial, tem causado os maiores impactos na forma como trabalhamos, nos comunicamos, enfim, nos mais diversos aspectos de nossas vidas. Esse cenário impõe desafios ao processo de ensino-aprendizagem, tanto no sentido de incentivar os estudantes para as aulas e para a construção dos conhecimentos, quanto de mediar os saberes acerca da vasta área que é a I4.0. Nesse sentido esta SD pode ajudá-lo em ambos os aspectos, ou seja, pode auxiliá-lo a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem pelo fato de "ativar" os estudantes de forma que se tornem protagonistas em sala de aula e não apenas coadjuvantes apáticos. Também oferecerá um caminho didático para apresentar o conteúdo ligado a I4.0 de um modo dinâmico e que seja significativo aos estudantes, principalmente, àqueles do Ensino Médio Integrado (EMI).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent133.160pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogiapt_BR
Título: dc.titleIndústria 4.0: Sequência didática sobre indústria 4.0 para o curso integrado ao ensino médio na área de controle e processos industriaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons