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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina / ProfSocio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bruno, Daniela Paderes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-05T20:47:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-05T20:47:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581367 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho consiste em uma análise de estratégias metodológicas fundamentadas em pensadores como Savianni, Freire, Dubet, Charlot e Bauman e das experiências de estudantes que vivenciaram práticas como sujeitos de direitos, de conhecimento e de ações concretas relacionadas a instituições políticas. Pretende, por meio das aulas de Sociologia e das produções dos estudantes, analisar como a metodologia da docente e os conteúdos da disciplina de Sociologia contribuem para que os estudantes do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa, em Curiúva - PR, se mobilizem para compreender como funciona a organização e os elementos que compõem a Democracia Representativa no Brasil. Além disso, pretende, ainda, compreender a sua relação com os conceitos de cidadania, direitos e desigualdade social na intersecção com os conteúdos estabelecidos como estruturantes e básicos pelas Diretrizes Básicas Curriculares do Estado do Paraná (2008). Apresenta o histórico do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa, dos estudantes e do contexto social no qual encontravam-se inseridos. São situadas as práticas metodológicas aplicadas, as referências que fundamentaram tais práticas e os fatores que motivaram pensar os conteúdos trabalhados. Compreende os estudantes como sujeitos do conhecimento e das práticas pedagógicas realizadas. Elabora um mapeamento das turmas e dos conteúdos, assim como dos fatores relevantes para a definição deste último. Descreve as práticas pedagógicas realizadas em parceria com os Projetos Câmara Mirim, Geração Atitude, Parlamento Jovem, com as disciplinas de Química e Biologia e os recursos didáticos utilizados. Por meio dos trabalhos, dos relatos e de uma pesquisa quantitativa feitos com os estudantes, analisa se as práticas metodológicas desenvolvidas contribuem para que os estudantes se mobilizem para compreender os elementos que compõem a Democracia Representativa no Brasil. A pesquisa demonstra o envolvimento dos estudantes nas atividades realizadas e, nos gráficos, tem-se a análise do aprendizado dos conteúdos antes e depois da disciplina de Sociologia. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.15 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Praticas metodológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia representativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos sociais | - |
Título: dc.title | Análise das práticas metodológicas nas aulas de Sociologia relacionadas aos conteúdos sobre Democracia Representativa, Desigualdades e Direitos Sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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UEL - DANIELA P. BRUNO - Dissertação.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581367/2/UEL - DANIELA P. BRUNO - Dissertação.pdfDownload | |
DANIELA - termo de concessão.pdf | 205,22 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581367/3/DANIELA - termo de concessão.pdfDownload |
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