Análise das práticas metodológicas nas aulas de Sociologia relacionadas aos conteúdos sobre Democracia Representativa, Desigualdades e Direitos Sociais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSocio-
Autor(es): dc.contributor.authorBruno, Daniela Paderes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-05T20:47:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-05T20:47:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-29-
identificador: dc.identifier.otherDissertação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581367-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho consiste em uma análise de estratégias metodológicas fundamentadas em pensadores como Savianni, Freire, Dubet, Charlot e Bauman e das experiências de estudantes que vivenciaram práticas como sujeitos de direitos, de conhecimento e de ações concretas relacionadas a instituições políticas. Pretende, por meio das aulas de Sociologia e das produções dos estudantes, analisar como a metodologia da docente e os conteúdos da disciplina de Sociologia contribuem para que os estudantes do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa, em Curiúva - PR, se mobilizem para compreender como funciona a organização e os elementos que compõem a Democracia Representativa no Brasil. Além disso, pretende, ainda, compreender a sua relação com os conceitos de cidadania, direitos e desigualdade social na intersecção com os conteúdos estabelecidos como estruturantes e básicos pelas Diretrizes Básicas Curriculares do Estado do Paraná (2008). Apresenta o histórico do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa, dos estudantes e do contexto social no qual encontravam-se inseridos. São situadas as práticas metodológicas aplicadas, as referências que fundamentaram tais práticas e os fatores que motivaram pensar os conteúdos trabalhados. Compreende os estudantes como sujeitos do conhecimento e das práticas pedagógicas realizadas. Elabora um mapeamento das turmas e dos conteúdos, assim como dos fatores relevantes para a definição deste último. Descreve as práticas pedagógicas realizadas em parceria com os Projetos Câmara Mirim, Geração Atitude, Parlamento Jovem, com as disciplinas de Química e Biologia e os recursos didáticos utilizados. Por meio dos trabalhos, dos relatos e de uma pesquisa quantitativa feitos com os estudantes, analisa se as práticas metodológicas desenvolvidas contribuem para que os estudantes se mobilizem para compreender os elementos que compõem a Democracia Representativa no Brasil. A pesquisa demonstra o envolvimento dos estudantes nas atividades realizadas e, nos gráficos, tem-se a análise do aprendizado dos conteúdos antes e depois da disciplina de Sociologia.-
Tamanho: dc.format.extent1.15 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPraticas metodológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia representativa-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos sociais-
Título: dc.titleAnálise das práticas metodológicas nas aulas de Sociologia relacionadas aos conteúdos sobre Democracia Representativa, Desigualdades e Direitos Sociais-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
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