Relação dos professores de Sociologia com a utilização das tecnologias digitais para o ensino: desenvolvimento de um material didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorValério, Alexandre Schwarzenegger dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-05T18:56:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-05T18:56:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581366-
Resumo: dc.description.abstractNa profissão de professor, percebo uma constante necessidade em se desenvolver mecanismos que busquem manter a escola relevante e interessante para os alunos. O uso das tecnologias digitais é hoje um dos maiores divisores entre gerações, alunos e professores que utilizam smartphones de maneira diferentes, dão importâncias diferentes, e a escola perde um pouco do sentido para esse aluno, pois não é mais o local onde está todo o conhecimento, o conhecimento está na internet, e é papel da escola utilizar essa internet para proporcionar o ensino aos alunos. Essa pesquisa visa analisar as atuais discussões acerca de tentativas de aplicação de novas tecnologias no ensino e tenta adaptar essas experiências para a produção de uma material pedagógico para a disciplina de Sociologia. Ao se discutir pensadores e Sociólogos que analisam esse momento de transformação tecnológica/digital que estamos passando, podemos criar expectativas, traçar planos para o futuro e também criar maneiras de não deixar a escola ficar no passado. A pesquisa mostra que alguns materiais e políticas no Brasil estão na direção certa, mas falta um esforço maior para que a internet, o uso dos smartphones e das redes sociais no ensino seja algo mais naturalizado dentro de uma sala de aula e também fora dela. O desenvolvimento do material didático de dá na forma de uma apostila, e sua aplicação utiliza dois planos de aula que também estão presentes no material. Analisando a implementação do material didático elaborado em salas de aula nos proporciona uma visão ampla direta de problemas que professores e escolas enfrentam ao utilizar tecnologias que em outros ambientes já é corriqueira, mas também traça caminhos de esperança quanto a efetividade de tais metodologias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInternetpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiberculturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Título: dc.titleRelação dos professores de Sociologia com a utilização das tecnologias digitais para o ensino: desenvolvimento de um material didáticopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons