Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Valério, Alexandre Schwarzenegger dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-05T18:56:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-05T18:56:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581366 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na profissão de professor, percebo uma constante necessidade em se desenvolver mecanismos que busquem manter a escola relevante e interessante para os alunos. O uso das tecnologias digitais é hoje um dos maiores divisores entre gerações, alunos e professores que utilizam smartphones de maneira diferentes, dão importâncias diferentes, e a escola perde um pouco do sentido para esse aluno, pois não é mais o local onde está todo o conhecimento, o conhecimento está na internet, e é papel da escola utilizar essa internet para proporcionar o ensino aos alunos. Essa pesquisa visa analisar as atuais discussões acerca de tentativas de aplicação de novas tecnologias no ensino e tenta adaptar essas experiências para a produção de uma material pedagógico para a disciplina de Sociologia. Ao se discutir pensadores e Sociólogos que analisam esse momento de transformação tecnológica/digital que estamos passando, podemos criar expectativas, traçar planos para o futuro e também criar maneiras de não deixar a escola ficar no passado. A pesquisa mostra que alguns materiais e políticas no Brasil estão na direção certa, mas falta um esforço maior para que a internet, o uso dos smartphones e das redes sociais no ensino seja algo mais naturalizado dentro de uma sala de aula e também fora dela. O desenvolvimento do material didático de dá na forma de uma apostila, e sua aplicação utiliza dois planos de aula que também estão presentes no material. Analisando a implementação do material didático elaborado em salas de aula nos proporciona uma visão ampla direta de problemas que professores e escolas enfrentam ao utilizar tecnologias que em outros ambientes já é corriqueira, mas também traça caminhos de esperança quanto a efetividade de tais metodologias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | pt_BR |
Título: dc.title | Relação dos professores de Sociologia com a utilização das tecnologias digitais para o ensino: desenvolvimento de um material didático | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UEL - ALEXANDRE S. dos S. VALÉRIO - Dissertação.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581366/2/UEL - ALEXANDRE S. dos S. VALÉRIO - Dissertação.pdfDownload | |
ALEXANDRE - termo de concessão.docx | 13.15 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/581366/3/ALEXANDRE - termo de concessão.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons