Deficiência auditiva e o atendimento educacional especializado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJúnior, Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorBedaque, Selma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-02T01:52:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-02T01:52:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-
identificador: dc.identifier.otherDeficiência auditiva e o atendimento educacional especializadopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581308-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno didático, intitulado Deficiência Auditiva e Atendimento Educacional Especializado, compõe a coletânea de materiais didáticos produzidos por professores e pesquisadores do curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado da Universidade Federal Rural do SemiÁrido. Este caderno abordará conceitos e práticas sobre a deficiência auditiva/ surdez, trazendo pressupostos significativos do contexto familiar, educacional e da saúde para o desenvolvimento do sujeito com essa deficiência, dando ao leitor a oportunidade de obter uma visão inclusiva do processo e de conhecer as diferentes abordagens educacionais facilitadoras de ensino e aprendizagem, bem como se apropriar de conhecimentos referentes ao atendimento educacional especializado. A formação continuada para os docentes é um fator fundamental no processo de transformação no sistema educacional tendo em vista a possibilidade de transpor barreiras, em especial as atitudinais, que envolvem a cultura de todos os atores da sociedade. Trataremos a deficiência auditiva/surdez numa perspectiva interdisciplinar, buscando respostas e esclarecimentos que permitam desenvolver as potencialidades e habilidades desses personagens em um contexto inclusivo. Por isso, elencamos, a seguir, alguns objetivos importantes para o melhor aproveitamento deste caderno didático: • Prestar suporte teórico-prático que subsidie o trabalho pedagógico nas instituições de ensino; • Refletir sobre as concepções da Deficiência Auditiva na perspectiva da Educação Inclusiva; • Compreender as políticas públicas para com o aluno com deficiência auditiva e suas abordagens educacionais; • Discutir acerca do Atendimento Educacional Especializado e seu papel junto à escola comum; Dessa forma, desejamos que o conteúdo deste material possa não apenas contribuir para um aprimoramento da prática pedagógica, mas também possibilite a quebra de barreiras que interferem na inclusão escolar dos alunos com deficiência auditiva. E, reconhecemos, ainda, que vocês poderão ser agentes de construção de práticas educacionais inclusivas junto ao aluno com deficiência auditiva/surdez. Bons estudos!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
Título: dc.titleDeficiência auditiva e o atendimento educacional especializadopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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