Prática de ensino VI : educação especial e inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJúnior, Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorXavier, Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-02T01:42:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-02T01:42:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-
identificador: dc.identifier.otherPrática de ensino VI : educação especial e inclusãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581307-
Resumo: dc.description.abstractA disciplina de Educação Especial e Inclusão dará a base conceitual necessária para que você possa atuar na docência de forma a construir práticas e ambientes coerentes com o paradigma atual da educação, em uma perspectiva inclusiva. Vejamos agora alguns objetivos relevantes da disciplina, que é prevista na modalidade transversal, perpassando todos os níveis da educação, desde a educação infantil ao ensino superior. Buscamos com os conteúdos trabalhados neste livro didático levar você a: • refletir sobre as concepções de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; • compreender as políticas públicas de inclusão no cenário internacional e nacional, considerando os conceitos e paradigmas; • discutir acerca do trabalho pedagógico na escola em relação aos princípios da gestão democrática, da autonomia escolar e da participação dos diversos segmentos na gestão da escola; • entender como acontece e como deve acontecer o processo de acesso, permanência e sucesso dos alunos no processo educacional especial e inclusivo; • refletir sobre a educação especial a partir do Projeto Político Pedagógico da escola inclusiva; • compreender como deve ser o processo de inclusão dos alunos com deficiência e com necessidades educacionais especiais na educação: questões de interdisciplinaridade, currículo, progressão e gestão escolar. Dessa forma, esperamos poder fazer com que você se sinta acolhido nesta disciplina e envolvido com as temáticas que trabalharemos com afinco, pois elas são extremamente importantes para sua atuação profissional e para ampliar seu potencial transformador.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Título: dc.titlePrática de ensino VI : educação especial e inclusãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons