Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Semi-Árido | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Júnior, Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-02T01:06:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-02T01:06:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Atendimento educacional especializado para o estudante com transtorno do espectro autista | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581305 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro intitulado “Atendimento Educacional Especializado para o Estudante com Transtorno do Espectro Autista – AEE/TEA”, é um produto de interesses e esforços da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, através da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica – RENAFOR, que vem incentivando e fomentando a formação continuada de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais e em classes comuns do ensino regular, em parceria com Instituições Públicas de Educação Superior – IPES, com a oferta de cursos em níveis de aperfeiçoamento e especialização, na modalidade presencial, semipresencial e a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Nesse sentido, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA faz parte dessa política, articulando-se em rede, com o intuito de dar sua contribuição social, no que se refere à formação continuada de profissionais da rede pública de ensino, ofertando cursos de aperfeiçoamento e especialização, e produzindo materiais didáticos na área de Atendimento Educacional Especializado, tendo direcionado nesta última edição de 2017/2018 para o AEE de estudante com Transtorno do Espectro Autista. O livro AEE/TEA vem promover não só a formação continuada para profissionais do magistério da rede de Educação Básica de todo país em consonância à proposta da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, mas consolida o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais nas escolas de ensino regular comum, especificando seus atendimentos conforme as particularidades do público alvo da Educação Especial. Este livro, busca ainda refletir sobre as concepções dos Transtornos do Espectro Autista na perspectiva da Educação Inclusiva, a partir 16 do entendimento das políticas públicas para com o aluno com esse transtorno e suas abordagens educacionais por meio da produção e utilização de materiais acessíveis, pois sabemos que a discussão sobre a prática do professor do AEE para as necessidades educacionais e sociais destes estudantes na escola regular, é extremamente necessário para que se efetive uma Educação Inclusiva. Vale ressaltar, que a promoção de aprendizagens significativas, mediante o conhecimento do contexto educacional dos docentes, pode produzir discussões e condutas flexíveis para a reorganização de suas práticas que poderão gerar o desenvolvimento da aprendizagem, da comunicação e autonomia dos estudantes com TEA. Desta forma, a aprendizagem colaborativa e participativa faz-se presente para as transformações educacionais no currículo, nas práticas, nos espaços físicos e nas atitudes que envolvem toda a instituição escolar. Contudo, a partir de um trabalho coletivo entre os professores do curso de aperfeiçoamento desta última edição, foi que se produziu este livro composto de seis capítulos, os quais estão voltados para a formação dos professores da Educação Básica de todo país, especialmente para aqueles que atuam no Atendimento Educacional Especializado com estudantes com TEA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva - Acessibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_BR |
Título: dc.title | Atendimento educacional especializado para o estudante com transtorno do espectro autista | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Atendimento educacional especializado para o estudante.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581305/2/Atendimento educacional especializado para o estudante.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons