Atendimento educacional especializado para o estudante com transtorno do espectro autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJúnior, Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-02T01:06:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-02T01:06:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-01-
identificador: dc.identifier.otherAtendimento educacional especializado para o estudante com transtorno do espectro autistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581305-
Resumo: dc.description.abstractEste livro intitulado “Atendimento Educacional Especializado para o Estudante com Transtorno do Espectro Autista – AEE/TEA”, é um produto de interesses e esforços da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, através da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica – RENAFOR, que vem incentivando e fomentando a formação continuada de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais e em classes comuns do ensino regular, em parceria com Instituições Públicas de Educação Superior – IPES, com a oferta de cursos em níveis de aperfeiçoamento e especialização, na modalidade presencial, semipresencial e a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Nesse sentido, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA faz parte dessa política, articulando-se em rede, com o intuito de dar sua contribuição social, no que se refere à formação continuada de profissionais da rede pública de ensino, ofertando cursos de aperfeiçoamento e especialização, e produzindo materiais didáticos na área de Atendimento Educacional Especializado, tendo direcionado nesta última edição de 2017/2018 para o AEE de estudante com Transtorno do Espectro Autista. O livro AEE/TEA vem promover não só a formação continuada para profissionais do magistério da rede de Educação Básica de todo país em consonância à proposta da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, mas consolida o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais nas escolas de ensino regular comum, especificando seus atendimentos conforme as particularidades do público alvo da Educação Especial. Este livro, busca ainda refletir sobre as concepções dos Transtornos do Espectro Autista na perspectiva da Educação Inclusiva, a partir 16 do entendimento das políticas públicas para com o aluno com esse transtorno e suas abordagens educacionais por meio da produção e utilização de materiais acessíveis, pois sabemos que a discussão sobre a prática do professor do AEE para as necessidades educacionais e sociais destes estudantes na escola regular, é extremamente necessário para que se efetive uma Educação Inclusiva. Vale ressaltar, que a promoção de aprendizagens significativas, mediante o conhecimento do contexto educacional dos docentes, pode produzir discussões e condutas flexíveis para a reorganização de suas práticas que poderão gerar o desenvolvimento da aprendizagem, da comunicação e autonomia dos estudantes com TEA. Desta forma, a aprendizagem colaborativa e participativa faz-se presente para as transformações educacionais no currículo, nas práticas, nos espaços físicos e nas atitudes que envolvem toda a instituição escolar. Contudo, a partir de um trabalho coletivo entre os professores do curso de aperfeiçoamento desta última edição, foi que se produziu este livro composto de seis capítulos, os quais estão voltados para a formação dos professores da Educação Básica de todo país, especialmente para aqueles que atuam no Atendimento Educacional Especializado com estudantes com TEA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistiva - Acessibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
Título: dc.titleAtendimento educacional especializado para o estudante com transtorno do espectro autistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons