Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação e o atendimento educacional especializado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJúnior, Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorBelchior, Michelle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-02T01:57:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-02T01:57:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-
identificador: dc.identifier.otherTranstornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação e o atendimento educacional especializadopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581290-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno didático, intitulado Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, compõe a coletânea de materiais didáticos produzidos por professores e pesquisadores do curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Este caderno abordará conceitos e práticas sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, trazendo pressupostos significativos do contexto familiar, educacional e da saúde para o desenvolvimento do sujeito enquanto cidadão, dando ao leitor a oportunidade de obter uma visão inclusiva do processo e de conhecer as diferentes abordagens educacionais facilitadoras de ensino e aprendizagem, bem como se apropriar de conhecimentos referentes ao atendimento educacional especializado. A formação continuada para os docentes é um fator fundamental no processo de transformação no sistema educacional, tendo em vista a possibilidade de transpor barreiras, em especial as atitudinais, que envolvem a cultura de todos os atores da sociedade. Trataremos os Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação numa perspectiva interdisciplinar, buscando respostas e esclarecimentos que permitam desenvolver as potencialidades e habilidades desses personagens em um contexto inclusivo. Por isso, elencamos, a seguir, alguns objetivos importantes para o melhor aproveitamento deste caderno didático: • Prestar suporte teórico-prático que subsidie o trabalho pedagógico nas instituições de ensino; • Refletir sobre as concepções dos Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação na perspectiva da Educação Inclusiva; • Compreender as políticas públicas para com o aluno com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação e suas abordagens educacionais; • Discutir acerca do Atendimento Educacional Especializado e seu papel junto à escola comum; Dessa forma, desejamos que o conteúdo deste material possa não apenas contribuir para um aprimoramento da prática pedagógica, mas também possibilite a quebra de barreiras que interferem na inclusão escolar dos alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. E, reconhecemos, ainda, que vocês poderão ser agentes de construção de práticas educacionais inclusivas junto ao aluno com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializado.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimentopt_BR
Título: dc.titleTranstornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação e o atendimento educacional especializadopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons