Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Semi-Árido | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Júnior, Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Belchior, Michelle | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-02T01:57:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-02T01:57:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
identificador: dc.identifier.other | Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação e o atendimento educacional especializado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581290 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno didático, intitulado Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, compõe a coletânea de materiais didáticos produzidos por professores e pesquisadores do curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Este caderno abordará conceitos e práticas sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, trazendo pressupostos significativos do contexto familiar, educacional e da saúde para o desenvolvimento do sujeito enquanto cidadão, dando ao leitor a oportunidade de obter uma visão inclusiva do processo e de conhecer as diferentes abordagens educacionais facilitadoras de ensino e aprendizagem, bem como se apropriar de conhecimentos referentes ao atendimento educacional especializado. A formação continuada para os docentes é um fator fundamental no processo de transformação no sistema educacional, tendo em vista a possibilidade de transpor barreiras, em especial as atitudinais, que envolvem a cultura de todos os atores da sociedade. Trataremos os Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação numa perspectiva interdisciplinar, buscando respostas e esclarecimentos que permitam desenvolver as potencialidades e habilidades desses personagens em um contexto inclusivo. Por isso, elencamos, a seguir, alguns objetivos importantes para o melhor aproveitamento deste caderno didático: • Prestar suporte teórico-prático que subsidie o trabalho pedagógico nas instituições de ensino; • Refletir sobre as concepções dos Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação na perspectiva da Educação Inclusiva; • Compreender as políticas públicas para com o aluno com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação e suas abordagens educacionais; • Discutir acerca do Atendimento Educacional Especializado e seu papel junto à escola comum; Dessa forma, desejamos que o conteúdo deste material possa não apenas contribuir para um aprimoramento da prática pedagógica, mas também possibilite a quebra de barreiras que interferem na inclusão escolar dos alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. E, reconhecemos, ainda, que vocês poderão ser agentes de construção de práticas educacionais inclusivas junto ao aluno com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos globais do desenvolvimento | pt_BR |
Título: dc.title | Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação e o atendimento educacional especializado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581290/2/Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons