Educação Ambiental e Os Sete Saberes de uma Educação do Futuro: Noções Introdutórias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Centro-Oestept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAntonio, Juliana Mara-
Autor(es): dc.contributor.authorKataoka, Adriana Massaê-
Autor(es): dc.contributor.authorNeumann, Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-01T17:04:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-01T17:04:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-
identificador: dc.identifier.otherEducação Ambiental e Os Sete Saberes de uma Educação do Futuro: Noções Introdutóriaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581265-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) é um campo do conhecimento que agrega diversas áreas com a finalidade de contribuir com a ampliação da consciência ambiental e mudança na relação destrutiva da sociedade-natureza. Existem diversas abordagens teórico-metodológicas adotadas neste campo do conhecimento, mas a abordagem crítica tem sido a mais recomendada por considerar as diversas dimensões do ambiente (biológica, física, econômica, social, política, histórica, etc) numa visão ampla e interconectada (LOUREIRO, 2012) condizente com os pressupostos das legislações. A presença da EA, no âmbito escolar, se faz extremamente relevante porque o mesmo é um espaço de reflexão e construção de saberes. No entanto, percebe-se a carência de práticas com um viés interdisciplinar, integral e contínuo. Nesse sentido, Edgar Morin e a sua Teoria da Complexidade vêm mostrar uma maneira interdisciplinar e transdisciplinar de se entender os processos educacionais e, no campo da EA, dialoga em muitos aspectos. Assim, o presente produto educacional na versão e-book e impresso vêm a trazer a contribuição desse autor, mais especificamente em relação a sua obra “Os sete saberes para uma educação do futuro” que é um livro que Morin (2007) escreveu a pedido da UNESCO para salientar os saberes imprescindíveis para a educação. O e-book foi organizado em sete capítulos, um para cada saber: 1) as cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão, 2) os princípios do conhecimento pertinente, 3) ensinar a condição humana, 4) ensinar a identidade terrena, 5) enfrentas as incertezas, 6) ensinar a compreensão e 7) ética do gênero humano. Os capítulos estão organizados em cinco partes: apresentação, a conexão do saber com a EA, objetivos, sugestão de prática e uma seção “para refletir com os estudantes”. Destacamos que esse material tem caráter introdutório aos sete saberes de Morin em sua relação com a EA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent528 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComplexidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEdgar Morinpt_BR
Título: dc.titleEducação Ambiental e Os Sete Saberes de uma Educação do Futuro: Noções Introdutóriaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons