Protocolo de Intervenção Grupal, baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental, para o manejo da ansiedade em estudantes do ensino médio integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Dalila Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Rosiney Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-01T15:38:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-01T15:38:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Protocolo de Intervenção Grupal, baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental, para o manejo da ansiedade em estudantes do ensino médio integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581181-
Resumo: dc.description.abstractEste material consiste em um guia com orientações de um modelo de intervenção grupal, baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental, para que psicólogos escolares dos Institutos Federais e de outras instituições de educação, com interesse nessa abordagem, possam utilizá-lo em sua prática com estudantes que apresentam sintomas de ansiedade. Este protocolo foi construído simultaneamente à realização de dez sessões grupais com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais. As atividades nele descritas partiram das principais demandas colocadas pelos próprios estudantes, sujeitos dessa pesquisa, na fase inicial de coleta dos dados e a partir de demandas que surgiram ao longo do desenvolvimento de cada sessão. Trata-se de uma forma eficiente de lidar com a ansiedade na escola, visando ações grupais em detrimento de atividades individualizadas, além de se configurar em um modelo de intervenção onde os estudantes possam identificar os fatores relacionados a sua ansiedade, aprender a lidar melhor com ela e se apoiarem diante de suas dificuldades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integrado.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana integral.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTerapia Cognitivo-Comportamental.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGrupo de intervenção e manejo da ansiedade.pt_BR
Título: dc.titleProtocolo de Intervenção Grupal, baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental, para o manejo da ansiedade em estudantes do ensino médio integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdutos Técnico-Tecnológicospt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons