Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Dalila Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Rosiney Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-01T15:38:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-01T15:38:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Protocolo de Intervenção Grupal, baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental, para o manejo da ansiedade em estudantes do ensino médio integrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581181 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material consiste em um guia com orientações de um modelo de intervenção grupal, baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental, para que psicólogos escolares dos Institutos Federais e de outras instituições de educação, com interesse nessa abordagem, possam utilizá-lo em sua prática com estudantes que apresentam sintomas de ansiedade. Este protocolo foi construído simultaneamente à realização de dez sessões grupais com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais. As atividades nele descritas partiram das principais demandas colocadas pelos próprios estudantes, sujeitos dessa pesquisa, na fase inicial de coleta dos dados e a partir de demandas que surgiram ao longo do desenvolvimento de cada sessão. Trata-se de uma forma eficiente de lidar com a ansiedade na escola, visando ações grupais em detrimento de atividades individualizadas, além de se configurar em um modelo de intervenção onde os estudantes possam identificar os fatores relacionados a sua ansiedade, aprender a lidar melhor com ela e se apoiarem diante de suas dificuldades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação humana integral. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia Cognitivo-Comportamental. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo de intervenção e manejo da ansiedade. | pt_BR |
Título: dc.title | Protocolo de Intervenção Grupal, baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental, para o manejo da ansiedade em estudantes do ensino médio integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produtos Técnico-Tecnológicos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons