Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Furtado, Jardel da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pizzato, Michelle Camara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-30T17:51:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-30T17:51:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional OMNIATLETA completo.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581166 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O sistema educacional brasileiro é marcado por uma dualidade histórica, apresentando a educação propedêutica e a educação profissional como opções. Esse sistema dual foi alvo de estudos e demonstrou-se não ser o mais adequado, pois mantém a diferença social entre aqueles que pertencem a elite, e optam pela educação propedêutica, e as classes populares que buscam na formação profissional, uma opção de ingresso no mercado de trabalho, em detrimento da continuação dos estudos. Pesquisadores como Marise Ramos, Dante Moura, Maria Ciavatta, Dermeval Saviani, entre outros, propõem uma nova perspectiva de educação, através da formação humana integral, preferencialmente, por meio do ensino médio integrado a educação profissional e tecnológica. Contudo, muitos são os embates políticos ao longo dos anos que por vezes prejudicam a concretização dessa proposta de forma efetiva a toda população. Diante dessas dificuldades, alternativas na educação não-formal são vistas como possibilidades de formação complementar a educação formal. Nesse contexto, as escolas esportivas surgem como uma opção de lazer, educação e também formação de atletas. Por questões culturais do nosso País, as escolas de futebol possuem uma grande procura por parte da população. Diante do exposto, surge como necessidade precípua a preocupação em ter profissionais habilitados e conscientes da necessidade de desenvolver a formação humana integral junto a seus alunos, conforme preconizam os princípios da Educação Profissional e Tecnológica. Por essas razões, esse produto educacional, fruto de dissertação de mestrado que teve como objetivo principal verificar como as escolas de futebol, conhecidas como escolinhas, podem contribuir na formação integral dos seus alunos, foi elaborado como proposta de intervenção lúdica e pedagógica, com intuito de auxiliar nas relações entre os envolvidos na formação esportiva. O produto foi desenvolvido em formato de jogo de cartas e tabuleiro, apresenta como cenário o caminho a ser percorrido por jovens atletas desde o ingresso nas chamadas escolinhas de futebol, passando pelas categorias de base, até a assinatura de um contrato profissional como atleta, e durante esse trajeto, desafios e oportunidades surgem como aprendizados para vida profissional e social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 71,3 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Desportiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Desportiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de Futebol | pt_BR |
Título: dc.title | OMNIATLETA: os caminhos do jogador de futebol | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional OMNIATLETA completo.pdf | 69,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581166/2/Produto Educacional OMNIATLETA completo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons