OMNIATLETA: os caminhos do jogador de futebol

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFurtado, Jardel da Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorPizzato, Michelle Camara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-30T17:51:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-30T17:51:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional OMNIATLETA completo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581166-
Resumo: dc.description.abstractO sistema educacional brasileiro é marcado por uma dualidade histórica, apresentando a educação propedêutica e a educação profissional como opções. Esse sistema dual foi alvo de estudos e demonstrou-se não ser o mais adequado, pois mantém a diferença social entre aqueles que pertencem a elite, e optam pela educação propedêutica, e as classes populares que buscam na formação profissional, uma opção de ingresso no mercado de trabalho, em detrimento da continuação dos estudos. Pesquisadores como Marise Ramos, Dante Moura, Maria Ciavatta, Dermeval Saviani, entre outros, propõem uma nova perspectiva de educação, através da formação humana integral, preferencialmente, por meio do ensino médio integrado a educação profissional e tecnológica. Contudo, muitos são os embates políticos ao longo dos anos que por vezes prejudicam a concretização dessa proposta de forma efetiva a toda população. Diante dessas dificuldades, alternativas na educação não-formal são vistas como possibilidades de formação complementar a educação formal. Nesse contexto, as escolas esportivas surgem como uma opção de lazer, educação e também formação de atletas. Por questões culturais do nosso País, as escolas de futebol possuem uma grande procura por parte da população. Diante do exposto, surge como necessidade precípua a preocupação em ter profissionais habilitados e conscientes da necessidade de desenvolver a formação humana integral junto a seus alunos, conforme preconizam os princípios da Educação Profissional e Tecnológica. Por essas razões, esse produto educacional, fruto de dissertação de mestrado que teve como objetivo principal verificar como as escolas de futebol, conhecidas como escolinhas, podem contribuir na formação integral dos seus alunos, foi elaborado como proposta de intervenção lúdica e pedagógica, com intuito de auxiliar nas relações entre os envolvidos na formação esportiva. O produto foi desenvolvido em formato de jogo de cartas e tabuleiro, apresenta como cenário o caminho a ser percorrido por jovens atletas desde o ingresso nas chamadas escolinhas de futebol, passando pelas categorias de base, até a assinatura de um contrato profissional como atleta, e durante esse trajeto, desafios e oportunidades surgem como aprendizados para vida profissional e social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent71,3 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Desportivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Desportivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de Futebolpt_BR
Título: dc.titleOMNIATLETA: os caminhos do jogador de futebolpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Jogos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons