CURSO DE EXTENSÃO: AUTOAVALIAÇÃO ORIENTADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)_Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Sandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorLuccas, Simone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-29T11:45:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-29T11:45:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-29-
identificador: dc.identifier.otherPTE_CURSO DE EXTENSÃO: AUTOAVALIAÇÃO ORIENTADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581067-
Resumo: dc.description.abstractNa busca por procedimentos avaliativos que possam contribuir tanto para o ensino como para a aprendizagem, a autoavaliação apresenta-se como um dos procedimentos da avaliação formativa, que propicia reflexões sobre a ação do estudante e/ou do professor no que se refere ao contexto educacional, pois a autoavaliação é “[...] um processo de metacognição, entendido como um processo mental interno através do qual o próprio toma consciência dos diferentes momentos e aspectos da sua atividade cognitiva” (SANTOS, 2002, p. 78). A autoavaliação quando orientada, torna-se um procedimento avaliativo formativo capaz de conduzir os estudantes a uma reflexão que colaborará para a autorregulação. Porém, os objetivos e critérios avaliativos deverão estar explícitos para que os mesmos possam antecipar e planejar suas ações voltadas ao aprendizado. Assim, a proposição de um curso de formação para professores faz-se pertinente, uma vez que possibilitará aos graduandos uma estratégia para a sua formação inicial, com especial atenção ao processo avaliativo. A formação é um processo contínuo de reflexão e ação, por meio da qual os profissionais da educação apropriam-se dos conhecimentos teóricos e práticos, de tal modo que possam atuar e organizar as suas ações pedagógicas. Logo, o exercício dessa prática, possibilitará ao estudante “[...] a conquista de sua autonomia e de sua participação nos processos avaliativos, especialmente aqueles que procuram fortalecer a avaliação formativa” (LIMA, 2017, p. 171). Para que este procedimento avaliativo alcance a sua finalidade, que consiste na autonomia por parte dos estudantes em regular suas aprendizagens, é fundamental a participação do professor no decorrer deste processo. Este, ao iniciar os estudantes no processo autoavaliativo, deverá, por meio de questionamentos reflexivos, orientá-los para que os mesmos possam aprender a planejar e a antecipar suas ações. Para tanto, o objetivo geral deste curso consiste em, organizar e implementar um curso com foco na autoavaliação e, consequentemente, a autorregulação para a promoção da aprendizagem. A autoavaliação possibilita aos estudantes o reconhecimento de suas aprendizagens, nas quais eles mesmos, por meio de ações previamente orientadas, tomam consciência das suas fragilidades e passam a autorregulá-las. Por essa razão, apresentaremos a seguir os objetivos específicos que nortearam a implementação do curso: •Coletar as noções que os estudantes apresentam em relação aos conceitos de avaliação, autoavaliação e autorregulação; •Apresentar embasamentos teóricos que sustentam estas ideias; •Realizar leituras, análises e estudos teóricos relacionados aos conceitos, tipos e procedimentos avaliativos no contexto escolar; •Apresentar aos estudantes as contribuições da autoavaliação e como ela pode colaborar na autorregulação dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, o curso utilizou como procedimentos metodológicos o Ensino Híbrido, visto que apresenta uma proposta de trabalho contrária às práticas de ensino tradicionais, já que o estudante, neste modelo de ensino, assume o papel protagonista da sua aprendizagem. Desta forma, os estudantes participaram de atividades on-line e presenciais, com atividades individualizadas, em grupo e orientadas, pois as atividades intencionalizadas se estabelecem por meio de três movimentos ativos híbridos: individual (percorre e escolhe seu caminho), grupal (interação e compartilhamento de saberes) e tutorial (aprende com a orientação de pessoas mais experientes) (BACICH; MORAN, 2018). Todos esses movimentos foram possíveis de serem realizados pelos estudantes e, sempre que necessário, contaram com orientações e supervisões da pesquisadora nos seus processos de aprendizagem. O curso, portanto, foi composto por quatro encontros com carga horária total de 40 horas, distribuídas em 16 horas presenciais e 24 horas on-line. Os quatro encontros ocorreram nos dias 3, 10, 17 e 24 de agosto de 2019, das 8 horas às 12 horas, em uma das salas de aula das dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Cornélio Procópio (UENP/CP). As inscrições foram disponibilizadas via formulário on-line, por meio do link: https://forms.gle/CobJzP3J5vKYoTCPA (Apêndice A). Quanto ao número de vagas, foram ofertadas 20 vagas com certificação expedida pela UENP/CP. Os termos de compromisso foram reafirmados no primeiro encontro com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (Apêndice B). Para a participação das atividades do curso, era necessário que o estudante informasse uma conta pessoal no Gmail, para que a professora pesquisadora pudesse adicioná-lo ao ambiente virtual intitulado como “Sala de Autoavaliação Orientada” - https://classroom.google.com/c/MzYxNjIyMDY0ODda. A priori, os estudantes receberam via e-mail um tutorial com explicações sobre as aulas on-line (Apêndice C). No que tange às etapas para a implementação do curso, estas estão descritas a seguir: •1ª etapa: divulgação do curso, de modo a informar aos participantes o objetivo, público alvo, data, local, horário, carga horária, certificação e período das inscrições; •2ª etapa: apresentação da pesquisa e entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); •3ª etapa: os participantes receberão, via e-mail, uma ficha de identificação pelo Google Forms , além de um tutorial com explicações sobre as aulas on-line; •4ª etapa: os materiais de estudos serão disponibilizados no Google Classroom . Assim, este documento concerne à Produção Técnica Educacional e está organizada em dois capítulos: o primeiro está direcionado à fundamentação teórica e metodológica no que tange à elaboração do produto educacional. No segundo capítulo, encontra-se a Produção Técnica Educacional e as considerações finais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1229 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoregulaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicial de Professorespt_BR
Título: dc.titleCURSO DE EXTENSÃO: AUTOAVALIAÇÃO ORIENTADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Mestradopt_BR
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