ESCOLA SUSTENTÁVEL: DESAFIOS NA RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFOLETTO, Rosieli Geraldina Merotto-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBINO, Maria das Graças Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorNETO, Giovani Zanetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-27T10:54:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-27T10:54:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ROSIELI GERALDINA MEROTTO FOLETTO_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580984-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book foi produzido a partir das discussões realizadas durante dissertação do curso de mestrado do Programa de Pós--graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), intitulada: Escola Sustentável: um estudo de caso desenvolvido em uma escola municipal de Aracruz (ES), à luz da Educação Ambiental Crítica. A pesquisa em questão teve por objetivo geral investigar os principais impactos do desenvolvimento do projeto Sustentabilidade realizado no CMEI “Tia Anastácia”, Aracruz-ES. Um dos objetivos específicos elencados pela pesquisa foi a construção de um produto educacional, materializado a partir de uma proposta teórico metodológica, que nasceu do desenrolar da pesquisa, por meio das reflexões durante um curso de formação. A formação teve como proposta, seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva Crítica na Educação Ambiental em diálogo com a Pedagogia Histórico Crítica, problematizar conteúdos e práticas referentes à Educação Ambiental no contexto da Gestão Democrática, visando à elaboração de propostas de intervenção no território vivido. Após a formação, foi possível constatar que o Conselho escolar pode se constituir em um espaço de reflexão, apropriação/ produção de conhecimento contra hegemônico e de mobilização, considerando a relação entre escola e comunidade local. Desse modo, ratifica-se ser esta uma possibilidade para o estreitamento entre escola e a comunidade local na linha de consolidação de políticas voltadas para a Educação Ambiental, em diálogo com o fortalecimento da gestão democrática na educação pública. Desta forma ao elaborar este material, o nosso objetivo é deixar uma contribuição teórico-metodológica para que os membros da comunidade escolar e local possam refletir sobre processos formativos nesse importante espaço de participação social na educação, tendo a educação ambiental crítica como eixo de articulação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,67BMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Ciências – estudo e ensino. 2. Educação ambiental. 3. Educação ambiental crítica. 4. Sustentabilidade. 5. Educação infantil.pt_BR
Título: dc.titleESCOLA SUSTENTÁVEL: DESAFIOS NA RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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