PLÁSTICOS, O QUE EU TENHO COM ISSO?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMERLO, Solange Aparecida Bolsanelo-
Autor(es): dc.contributor.authorSONDERMANN, Dananielli Veiga Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-26T16:51:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-26T16:51:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-03-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_SOLANGE APARECIDA BOLSANELO MERLO_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580965-
Resumo: dc.description.abstractEsta Sequência Didática é proposta a você, que assim como eu, deseja inovar sua prática pedagógica tornando o ensino de Ciências da Natureza mais prazeroso e dinâmico, ampliando as possibilidades de metodologias de ensino para potencializar a aquisição dos conhecimentos científicos e a formação de cidadãos críticos e reflexivos para participar de forma ativa e responsável na sociedade. Este guia-didático é resultado de uma pesquisa de mestrado, realizada numa escola pública municipal de Serra/ES, cujo título é Ensino Híbrido como estratégia para potencializar a Alfabetização Científica no ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II, realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Cefor - Instituto Federal do Espírito Santo, sob orientação da Professora Dra. Danielli Veiga Carneiro Sondermann. Buscou-se por meio desta intervenção pedagógica estruturada na abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos, desenvolver práticas pedagógicas numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, utilizando o conteúdo de Polímeros e refletir sobre as consequências para a vida no planeta do alto consumo e descarte de forma inadequada dos Resíduos Sólidos-Plásticos no ambiente. Para isso, contou com as contribuições do Ensino Híbrido por meio do modelo de Rotação por Estações de Aprendizagem que se apresenta como uma proposta que integra as tecnologias digitais para potencializar a Alfabetização Científica e a participação ativa dos alunos. Este Produto Educacional traz algumas sugestões e ideias de atividades a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental II, embora possa ser adaptado e aplicado a outros níveis da Educação Básica, desde que sejam feitas as adequações necessárias à realidade escolar. Espera-se que este produto possa despertar o interesse por práticas pedagógicas inovadoras e a constante reflexão a respeito dos atuais padrões de consumo, da utilização em larga escala dos polímeros, do descarte feito de maneira inadequada, e ainda, da falta de políticas públicas na gestão desses resíduos, tornando-o causador de diversos impactos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent84.8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Título: dc.titlePLÁSTICOS, O QUE EU TENHO COM ISSO?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons