DISCUTINDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEFFLER, Ronaldo-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Antonio Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorZOCOLOTTI, Alexandre Krüger-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-27T13:48:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-27T13:48:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_GD MATEMÁTICA 64_RONALDO LEFFLER_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580959-
Resumo: dc.description.abstractAntes de começarmos, gostaríamos de agradecer a sua disposição de ler o nosso trabalho. Salientamos que apresentaremos uma proposta e, como tal, esperamos que seja adaptada de acordo com as características do grupo com o qual se pretende trabalhar. Este Guia Didático representa o Produto Educacional da dissertação de mestrado do primeiro autor, intitulada EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. A pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2017 a 2019, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e teve como objetivo Identificar as potencialidades de estruturação e condução da disciplina “Matemática Financeira”, em um curso de Licenciatura em Matemática, de forma a relacionar Matemática Financeira e Educação Financeira, com o uso de atividades construídas sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Nossa proposta de ação formativa visa a integração entre a Educação Financeira e a Matemática Financeira. Alguns elementos dessa ação foram aplicados na disciplina Matemática Financeira (essa disciplina faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Campus Vitória) durante o segundo semestre de 2018. Durante a disciplina – que serviu como cenário para a pesquisa de mestrado citada anteriormente - estruturamos e conduzimos atividades, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, junto a um grupo de 26 participantes. Foi a partir das reflexões ocorridas durante os processos de elaboração, aplicação e análise das atividades que construímos este material. Esperamos que este guia sirva de elemento motivador para o desenvolvimento de outras práticas formativas na área da Educação Financeira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,04MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Matemática – Estudo e ensino. 2. Educação financeira. 3. Formação de professores.pt_BR
Título: dc.titleDISCUTINDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons