Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, Ana Paula Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAD, Ligia Arantes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Claudia Alessandra Costa de Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-27T10:31:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-27T10:31:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ANA PAULA AZEVEDO MOURATI_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580952 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia é um material de apoio pedagógico ao Kit Didático construído como produto educacional da pesquisa de mes¬trado intitulada Saberes Guarani Tambeopé em aulas de Mate¬mática da Educação Básica: um olhar etnomatemático às suas mba’eitxa oo djadjapo, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Es-pírito Santo (Ifes). Tem como objetivo contribuir com os estudos vol¬tados à efetivação da Lei nº 11.645/08 e superação dessa realidade de evidente marginalização dos povos indígenas, especialmente a par¬tir de uma investigação acerca da arquitetura guarani tambeopé e das possibilidades e estratégias mais adequadas para a sua incorpo¬ração em aulas de Matemática da Educação Básica. Construímos o Kit Didático com materiais da cultura guara¬ni tambeopé, remetendo a elementos tradicionais e matemáticos, a partir de uma ação educativa em uma escola-campo não indíge¬na e sua aprovação em uma escola indígena. O Kit Didático, acompanhado deste caderno com sugestões de experimentos e práticas de intervenção, busca motivar e desafiar professores e educandos no desenvolvimento de aulas práticas que busquem a (re)significação e o (re)conhecimento dos povos indíge¬nas, servindo de suporte para instigarem a criatividade e a criticida¬de. Vale ressaltar que o Kit Didático não tem por objetivo utilizar os aspectos histórico-culturais indígenas como pretexto para o estudo da ‘nossa’ Matemática escolar e nem é uma tentativa de descobrir e identificar a ‘nossa’ Matemática oculta nesses aspectos. Pois, a par¬tir do momento em que se deixa de olhar o conhecimento do outro sem as lentes da matemática, ele é genuinamente valorizado em sua acepção ontológica. Daí a importância de uma inserção de conheci¬mentos de diferentes povos nos currículos de matemática, não por uma simples e equivocada releitura e/ou adequação deles aos co¬nhecimentos matemáticos (de ‘nossa’ escola) ou vice-versa. Esperamos que você, professor, possa desfrutar positiva¬mente deste material e adaptá-lo sempre que achar necessário du¬rante o processo educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 59,7MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Matemática – estudo e ensino. 2. Matemática – ação educativa. 3. Indíos - cultura. 4. Indios – arquitetura guarani tambeopé. | pt_BR |
Título: dc.title | MATEMÁTICAS E ARQUITETURA GUARANI TAMBEOPÉ: SABERES DIALOGADOS NA ESCOLA NÃO INDÍGENAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons