CLUBE DE CIÊNCIAS NO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Maria Aparecida Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorSGARBI, Antonio Donizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-26T13:05:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-26T13:05:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-13-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 79_,MARIA APARECIDA RODRIGUES CAMPOS_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580943-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é parte integrante da Dissertação de Mestrado da pesquisadora em Educação em Ciências e Matemática Prof.ª Maria Aparecida Rodrigues Campos, orientada pelo professor Antonio Donizetti Sgarbi, vinculados ao Programa de Pós–Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A referida Dissertação de Mestrado encontra- se disponível no site do programa Educimat: https:// educimat.ifes.edu.br. O guia didático é fruto da pesquisa intitulada Clube de Ciências no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental uma Proposta de Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2018 e 2019, como objetivo de promover e analisar um Clube de Ciências no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental como prática pedagógica para a Alfabetização Científica, na Emef Edna de Mattos Siqueira Gáudio. Desta maneira, a nossa intencionalidade é potencializar o Ensino de Ciências, pois sabemos das dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula, que fica cada vez mais difícil de promover conhecimentos e habilidades para uma educação científica e tecnológica. O Clube de Ciências pode proporcionar o aprofundamento daquelas atividades que mais chamaram a atenção da turma e que ainda podem ser mais exploradas ou um tema que sucinta a curiosidade, transformando-a num saber científico. Caro colega, sendo assim, esperamos que este Guia possa inspirá-lo (a) para implantar um Clube de Ciências na sua escola, como uma intervenção pedagógica que possa transformar estudantes passivos em aprendentes críticos, capazes de intervir na cotidianidade do seu meio, tornando-se assim alfabetizados cientificamente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent38.9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Título: dc.titleCLUBE DE CIÊNCIAS NO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons