Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Maria Aparecida Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SGARBI, Antonio Donizetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-26T13:05:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-26T13:05:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 79_,MARIA APARECIDA RODRIGUES CAMPOS_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580943 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático é parte integrante da Dissertação de Mestrado da pesquisadora em Educação em Ciências e Matemática Prof.ª Maria Aparecida Rodrigues Campos, orientada pelo professor Antonio Donizetti Sgarbi, vinculados ao Programa de Pós–Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A referida Dissertação de Mestrado encontra- se disponível no site do programa Educimat: https:// educimat.ifes.edu.br. O guia didático é fruto da pesquisa intitulada Clube de Ciências no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental uma Proposta de Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2018 e 2019, como objetivo de promover e analisar um Clube de Ciências no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental como prática pedagógica para a Alfabetização Científica, na Emef Edna de Mattos Siqueira Gáudio. Desta maneira, a nossa intencionalidade é potencializar o Ensino de Ciências, pois sabemos das dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula, que fica cada vez mais difícil de promover conhecimentos e habilidades para uma educação científica e tecnológica. O Clube de Ciências pode proporcionar o aprofundamento daquelas atividades que mais chamaram a atenção da turma e que ainda podem ser mais exploradas ou um tema que sucinta a curiosidade, transformando-a num saber científico. Caro colega, sendo assim, esperamos que este Guia possa inspirá-lo (a) para implantar um Clube de Ciências na sua escola, como uma intervenção pedagógica que possa transformar estudantes passivos em aprendentes críticos, capazes de intervir na cotidianidade do seu meio, tornando-se assim alfabetizados cientificamente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 38.9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | CLUBE DE CIÊNCIAS NO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons