FAÍSCA: PELOS CAMINHOS DA ELETRICIDADE: UM GUIA DIDÁTICO PARA VISITAS À ESCOLA DA CIÊNCIA-FÍSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Carlos Alberto Firmino dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD, Ligia Arantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-25T09:31:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-25T09:31:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-26-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS_CARLOS ALBERTO FIRMINO DOS SANTOS_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/580889-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é parte integrante da Dissertação de Mestrado do pesquisador em Educação em Ciências e Matemática Me. Carlos Alberto Firmino dos Santos, orientado pela Profa. Dra. Lígia Arantes Sad, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes- Campus Vitória). A referida Dissertação de Mestrado encontra-se disponível no site do programa EDUCIMAT: https://educimat.vi.edu,br. O guia foi elaborado como produto educacional, fruto da pesquisa intitulada “Uma Perspectiva histórico-crítica da eletricidade para o ensino de ciências — A integração de conteúdos escolares ao acervo da Escola da Ciência-Física no contexto da Alfabetização Científica”, realizada no período de setembro de 2015 a fevereiro de 2018. É um material que objetiva potencializar as aulas/visitas monitoradas que acontecem na Escola da Ciência-Física de Vitória (ECF), de forma a ampliar a concepção dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental sobre a História da Eletricidade e do Eletromagnetismo. É um material de suporte didático-pedagógico aos professores da área de Ciências da Natureza, que tenham o propósito de desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem crítica e contextualizada em um enfoque histórico que motive reflexões acerca do fazer científico. O guia em sua primeira parte apresenta um histórico da Escola da Ciência-Física e o roteiro para orientação para a visita à escola. Na segunda parte do material apresentase uma coletânea de 8 (oito) textos envolvendo a História, os fenômenos elétricos e as grandes descobertas científicas na área, e uma série de 8 (oito) atividades experimentais, a partir de materiais simples, de uso cotidiano, como sugestões para realização em sala de aula como apoio ao conhecimento teórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,64MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Ciência – Estudo e ensino. 2. Educação não formal. 3. Ensino. 4. Aprendizagem. 5. Eletricidade. 6. Ciências (Ensino fundamental). I. Sad, Lígia Arantes. II. Instituto Federal do Espírito Santo. III. Títulopt_BR
Título: dc.titleFAÍSCA: PELOS CAMINHOS DA ELETRICIDADE: UM GUIA DIDÁTICO PARA VISITAS À ESCOLA DA CIÊNCIA-FÍSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons