A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Naiá Márjore Marrone-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Alcir Horácio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T19:37:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T19:37:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-15-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática para o ensino do futebol no Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/579686-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de sequência didática é resultado da dissertação de mestrado intitulada A organização do trabalho pedagógico da educação física e a pedagogia histórico-crítica: limites e possibilidades, que teve como objetivo geral investigar e analisar os limites e possiblidades para a implementação de uma proposta pedagógica de Educação Física a partir da pedagogia histórico-crítica na organização do trabalho pedagógico em uma escola estadual de Itaberaí-GO. Como objetivos específicos, elencamos: a) investigar o papel e a inserção da Educação Física na organização do trabalho pedagógico do Centro de Ensino em Tempo Integral Honestino Monteiro Guimarães; b)identificar e analisar as concepções de Educação Física empregadas nos discursos da comunidade escolar (professores, alunos e equipe gestora); c) sistematizar uma proposta de Educação Física a partir da pedagogia histórico-crítica e aplicá-la aos alunos do 3º ano do ensino médio desta escola; d) identificar e analisar, a partir da sistematização proposta, os limites e as possibilidades para se trabalhar com os conteúdos da Educação Física a partir da Pedagogia Histórico-Crítica nesta escola. Este produto, após aplicado e consolidado, reforça a hipótese preliminar de que é possível implementar uma proposta pedagógica para a Educação Física a partir da pedagogia histórico-crítica na organização do trabalho pedagógico da escola, mesmo apesar dos limites inerentes às contradições encontradas em uma instituição que é peça motriz do modo de produção dominante. A turma escolhida para a implementação da proposta foi o 3º ano do ensino médio. O conteúdo foi o futebol. Utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários semiabertos, entrevistas semiestruturadas, análise documental, observação livre e diário de campo. Como técnica de coleta de dados utilizamos a análise de conteúdo. O marco teórico desta pesquisa é a pedagogia histórico-crítica (Dermeval Saviani), a metodologia crítico-superadora (Coletivo de Autores) e a psicologia histórico-cultural (Lígia Márcia Martins, Newton Duarte). A nossa síntese provisória nos permite afirmar que a organização do trabalho pedagógico da Educação Física na escola pesquisada tem refletido os desígnios da escola capitalista. Contudo, por meio da intervenção realizada, constatou-se que é possível promover rupturas a partir de um trabalho pedagógico pautado pela pedagogia histórico-crítica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent43 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectorganização do trabalho pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação físicapt_BR
Título: dc.titleA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Físicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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