Guia para Projeção do Filme Deus e o Diabo na Terra do Sol em Espaços Formais e Não Formais da Educação

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURITIBApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMorais, Nilson dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Adriano da Silva Viana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T11:42:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T11:42:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-24-
identificador: dc.identifier.otherGuia para Projeção do Filme Deus e o Diabo na Terra do Sol em Espaços Formais e Não Formais da Educaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575836-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional proposto está caracterizado pela CAPES como guia instrucional, que poderá ser utilizado por docentes e técnicos do Instituto Federal do Paraná, bem como por movimentos sociais e culturais que objetivam a formação de público em cinema nacional. Produto educacional apresentado como resultado de pesquisa ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Este material propõe contribuir para a formação docente e dos estudantes na linguagem cinematográfica do Cinema Novo, principalmente da obra produzida em 1964 pelo diretor Glauber Rocha. Sobre a ideia de formação a partir da abordagem do cinemanovista, a formação docente poderá acontecer em dois momentos: o docente formar-se na linguagem fílmica no momento do planejamento da atividade docente; em outro, na ação do sujeito da ação pedagógica que busca garantir a formação dos estudantes e forma (confirma ou nega) sua interpretação do filme no momento da projeção e discussão da obra. Portanto, este guia é um convite para assistir e debater o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. No limite, mesmo com o guia em mãos, mas sem o acesso prévio ao filme pelo docente, a discussão e interação entre autor-obra-público perde sua finalidade, pois o filme constitui o elemento central da formação de público em cinema nacional. O guia instrucional apresenta algumas categorias teóricas, como: a música, a fome, a seca, o fenômeno religioso, a alienação, a violência, o papel na mulher, o poder local, a justiça, a morte com redenção e a reforma agrária. Tais categorias são discutidas na linguagem cinematográfica de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Afirma-se que as categorias discutidas no filme estão em consonância com o debate político e cultural da década de 1960, período caracterizado pela convergência entre a arte e a política, que possivelmente influenciou Glauber Rocha no roteiro e direção do filme. A opção pelo Cinema Novo envolve as discussões de Glauber Rocha e outros intelectuais que viam no cinema uma forma de construir um projeto político e estético de nação. Para Xavier (2001), o cinema é uma instância de reflexão da crítica, das representações sociais, culturais e políticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5663kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCinema Novo. Formação. Glauber Rocha. PROFEPT.pt_BR
Título: dc.titleGuia para Projeção do Filme Deus e o Diabo na Terra do Sol em Espaços Formais e Não Formais da Educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Instituto Federal do Paraná – Campus Curitibapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação Integral do sujeitopt_BR
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