IMPRESSÃO 3D: MATERIALIZANDO OS ALÓTROPOS DO CARBONO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, Cyntia de Menezes-
Autor(es): dc.contributor.authorEsteves, Pierre Mothé-
Autor(es): dc.contributor.authorRezende, Claudia Moraes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-23T12:43:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-23T12:43:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherIMPRESSÃO 3D: MATERIALIZANDO OS ALÓTROPOS DO CARBONOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575803-
Resumo: dc.description.abstractA dificuldade de visualização espacial associada à falta de materiais didáticos que colaborem com o processo de ensino-aprendizagem e na construção de modelos mentais, essa dissertação tem como objetivo melhorar a compreensão por parte dos alunos dos temas hibridização e alotropia, utilizando modelos moleculares impressos em 3D através da montagem de um kit, composto por alótropos do carbono e peças geométricas que representam as hibridizações do carbono. Há uma imensa necessidade de diversificar o processo de ensino aprendizagem na área da química, principalmente para obter melhores resultados com alunos que acreditam que esse conteúdo é desnecessário ou entediante, ou seja, a adoção da tecnologia por meio da proposta desse estudo, permite favorecer o aprendizado de forma diferenciada do conteúdo proposto e pode ser aplicado em outros segmentos educacionais. O material desenvolvido foi utilizado em turmas da primeira série do Ensino Médio, em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. O primeiro momento foi a escolha das peças que iriam compor o kit, utilizando peças já disponíveis para impressão 3D em sites públicos. Foi necessária uma adaptação ao planejamento escolar para que o trabalho fosse aplicado. Os resultados alcançados foram positivos, apresentando uma evolução no processo de ensino-aprendizagem, com maior participação dos alunos nas atividades e na discussão dos temas. Vale ressaltar a importância da apresentação da impressão 3D como uma aliada à educação, pois nos permite trazer para sala de aula peças que dificilmente deixarão de ser imagens de livros didáticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.899 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectalotropia, hibridização, impressão 3D, modelos molecularespt_BR
Título: dc.titleIMPRESSÃO 3D: MATERIALIZANDO OS ALÓTROPOS DO CARBONOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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