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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, Cyntia de Menezes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Esteves, Pierre Mothé | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rezende, Claudia Moraes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-23T12:43:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-23T12:43:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | IMPRESSÃO 3D: MATERIALIZANDO OS ALÓTROPOS DO CARBONO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575803 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dificuldade de visualização espacial associada à falta de materiais didáticos que colaborem com o processo de ensino-aprendizagem e na construção de modelos mentais, essa dissertação tem como objetivo melhorar a compreensão por parte dos alunos dos temas hibridização e alotropia, utilizando modelos moleculares impressos em 3D através da montagem de um kit, composto por alótropos do carbono e peças geométricas que representam as hibridizações do carbono. Há uma imensa necessidade de diversificar o processo de ensino aprendizagem na área da química, principalmente para obter melhores resultados com alunos que acreditam que esse conteúdo é desnecessário ou entediante, ou seja, a adoção da tecnologia por meio da proposta desse estudo, permite favorecer o aprendizado de forma diferenciada do conteúdo proposto e pode ser aplicado em outros segmentos educacionais. O material desenvolvido foi utilizado em turmas da primeira série do Ensino Médio, em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. O primeiro momento foi a escolha das peças que iriam compor o kit, utilizando peças já disponíveis para impressão 3D em sites públicos. Foi necessária uma adaptação ao planejamento escolar para que o trabalho fosse aplicado. Os resultados alcançados foram positivos, apresentando uma evolução no processo de ensino-aprendizagem, com maior participação dos alunos nas atividades e na discussão dos temas. Vale ressaltar a importância da apresentação da impressão 3D como uma aliada à educação, pois nos permite trazer para sala de aula peças que dificilmente deixarão de ser imagens de livros didáticos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.899 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | alotropia, hibridização, impressão 3D, modelos moleculares | pt_BR |
Título: dc.title | IMPRESSÃO 3D: MATERIALIZANDO OS ALÓTROPOS DO CARBONO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
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Produto final.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575803/2/Produto final.pdfDownload |
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