intitulado Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Visual: Aplicação de uma metodologia utilizando-se recursos multimodais para no ensino de Química Orgânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeonardo, Raphael Neves-
Autor(es): dc.contributor.authorNeto, Waldimir Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Tiago Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-22T02:31:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-22T02:31:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://quimicaptds.blogspot.com/-
identificador: dc.identifier.otherDescriçãodoProduto_RaphaelNeves_PROFQUI2019_1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575786-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho consistiu em analisar e desenvolver uma metodologia para o ensino de isomeria óptica para alunos cegos ou com baixa visão. A pesquisa foi elaborada com alunos da rede federal de ensino. Essa metodologia foi desenvolvida explorando os sentidos da audição e do tato. Optamos por uma pesquisa qualitativa de pesquisa-ação. Nesse projeto a metodologia foi aplicada com alunos videntes e não videntes, apresentando resultados positivos para a aplicação com os dois grupos de alunos. Os resultados apontam que novas pesquisas devem ser desenvolvidas explorando esses sentidos, principalmente a audição, sentido pouco explorado quando se pesquisa sobre a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. A nossa pesquisa também apontou a necessidade de mais trabalhos com alunos deficientes visuais que envolva a Química.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent403kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIsomeriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleintitulado Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Visual: Aplicação de uma metodologia utilizando-se recursos multimodais para no ensino de Química Orgânicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseQuímicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímica Geralpt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons