Práticas Corporais de Aventura - Esporte Orientação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAUPER, Dayse-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-23T13:14:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-23T13:14:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-23-
identificador: dc.identifier.otherPráticas Corporais de Aventura - Esporte Orientaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575738-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de caderno didático apresenta, por meio dos planos de aula, o processo de investigação sobre minha própria prática, desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2016 e 2018, cujo produto final é a dissertação “O Ensino do Esporte Orientação na Escola: Possibilidades e Limites de uma Proposta à Luz da Metodologia Crítico-Superadora”. Dessa forma, compartilho com os professores de educação física uma possibilidade para o ensino da unidade temática – Práticas corporais de Aventura, com ênfase no esporte Orientação, pensada a partir dos estudos do método pedagógico histórico-crítico desenvolvido por Saviani (2012), Lavoura e Marsiglia (2015), bem como da tríade conteúdo-forma-destinatário proposta por Martins (2016), além das contribuições para o trato com o conhecimento em interlocução com Soares et al (2012), Gama (2015) e do ensino para adolescentes com Anjos (2016) e Duarte (2016). A pesquisa foi finalizada com a disciplina eletiva Práticas corporais de aventura – esporte Orientação, quando foi materializada a sequência didático-pedagógica com os estudantes da última etapa da educação básica. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários, registros no diário de campo, entrevistas gravadas e analisados a partir da tríade conteúdo-forma-destinatário.Para a intervenção pedagógica foi elaborada uma sequência didática contendo 14 planos de aula, com duração de 90 minutos cada, abordando as práticas corporais de aventura, de uma forma mais geral, e o esporte Orientação de forma mais aprofundada, tendo como eixo a relação ser humano-meio ambiente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent24.710KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Corporais de Aventurapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEsporte Orientaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Crítico-Superadora.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
Título: dc.titlePráticas Corporais de Aventura - Esporte Orientaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação Físicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons