Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Cícero Batista dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Marco Antônio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-22T02:00:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-22T02:00:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Orientações pedagógicas para acessibilidade curricular V.4 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575733 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O esforço do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT em promover uma educação inclusiva, com vistas a atender os estudantes com necessidades específicas, resultou neste Produto Educacional ao qual demos o nome de Orientações Pedagógicas para Acessibilidade Curricular: Orientações, Princípios e Práticas. Com o objetivo de levar à comunidade escolar alguns conhecimentos sobre as necessidades educacionais dos alunos com deficiência, este guia aborda de forma breve e direta ações pedagógicas voltadas a tais estudantes. Estas orientações foram pensadas, discutidas a fim de se atender às necessidades específicas dos discentes, da família e do corpo docente, bem como às mudanças políticas e sociais que se fazem presentes no contexto da educação escolar. Nesse sentido, estas Orientações constituem um primeiro passo no desenvolvimento de ações para o atendimento aos estudantes com necessidades específicas. A elaboração deste documento compreendeu as etapas de formação e treinamento de professores e a construção deste E-book. Os eixos fundamentais destas Orientações são: Fundamentos Legais e Bases Conceituais da Educação Inclusiva na Perspectiva da Educação Especial, Princípios da Educação Inclusiva e Caracterização do publico da educacação Especial. O conteúdo foi organizado de forma a atender às atualizações da legislação e às adequações à Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva de 2008 do Ministério da Educação, bem como contemplar o previsto na Portaria nº 30/2017 do IFG, que trata da instituição dos NAPNEs. O movimento de inclusão escolar previsto para nossa Instituição está ainda em implementação de modo contínuo e processual a fim de atender à diversidade presente no IFG. Com isso, não buscamos um apagamento das vivências passadas: nós nos orientamos por novos paradigmas, facilitadores do processo de ensino-aprendizagem voltados à implementação de efetiva e eficaz educação inclusiva. É de suma importância a viabilização da educação inclusiva, a fim de que seja possível promover os ajustes e as alterações necessárias à adequação e acessibilidade do currículo, à atualização e à otimização do sistema de ensino na perspectiva de inclusão educacional. Destacamos, entretanto, que as ações favorecedoras e propiciadoras de inclusão e de apoio às pessoas com deficiência são de responsabilidade de todos os segmentos da sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 72 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade curricular | pt_BR |
Título: dc.title | Orientações Pedagógicas para Acessibilidade Curricular: Orientações, Princípios e Práticas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Orientações pedagógicas para acessibilidade curricular v.4.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575733/2/Orientações pedagógicas para acessibilidade curricular v.4.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons