Orientações Pedagógicas para Acessibilidade Curricular: Orientações, Princípios e Práticas

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Cícero Batista dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Marco Antônio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-22T02:00:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-22T02:00:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-28-
identificador: dc.identifier.otherOrientações pedagógicas para acessibilidade curricular V.4pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575733-
Resumo: dc.description.abstractO esforço do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT em promover uma educação inclusiva, com vistas a atender os estudantes com necessidades específicas, resultou neste Produto Educacional ao qual demos o nome de Orientações Pedagógicas para Acessibilidade Curricular: Orientações, Princípios e Práticas. Com o objetivo de levar à comunidade escolar alguns conhecimentos sobre as necessidades educacionais dos alunos com deficiência, este guia aborda de forma breve e direta ações pedagógicas voltadas a tais estudantes. Estas orientações foram pensadas, discutidas a fim de se atender às necessidades específicas dos discentes, da família e do corpo docente, bem como às mudanças políticas e sociais que se fazem presentes no contexto da educação escolar. Nesse sentido, estas Orientações constituem um primeiro passo no desenvolvimento de ações para o atendimento aos estudantes com necessidades específicas. A elaboração deste documento compreendeu as etapas de formação e treinamento de professores e a construção deste E-book. Os eixos fundamentais destas Orientações são: Fundamentos Legais e Bases Conceituais da Educação Inclusiva na Perspectiva da Educação Especial, Princípios da Educação Inclusiva e Caracterização do publico da educacação Especial. O conteúdo foi organizado de forma a atender às atualizações da legislação e às adequações à Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva de 2008 do Ministério da Educação, bem como contemplar o previsto na Portaria nº 30/2017 do IFG, que trata da instituição dos NAPNEs. O movimento de inclusão escolar previsto para nossa Instituição está ainda em implementação de modo contínuo e processual a fim de atender à diversidade presente no IFG. Com isso, não buscamos um apagamento das vivências passadas: nós nos orientamos por novos paradigmas, facilitadores do processo de ensino-aprendizagem voltados à implementação de efetiva e eficaz educação inclusiva. É de suma importância a viabilização da educação inclusiva, a fim de que seja possível promover os ajustes e as alterações necessárias à adequação e acessibilidade do currículo, à atualização e à otimização do sistema de ensino na perspectiva de inclusão educacional. Destacamos, entretanto, que as ações favorecedoras e propiciadoras de inclusão e de apoio às pessoas com deficiência são de responsabilidade de todos os segmentos da sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent72pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade curricularpt_BR
Título: dc.titleOrientações Pedagógicas para Acessibilidade Curricular: Orientações, Princípios e Práticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
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