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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Surcin, Carla Patrícia Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-17T22:53:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-17T22:53:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | O professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - possibilidades e limitações da prática docente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575584 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação discute os desafios e possibilidades da atuação do docente de história, em sala de aula, quando da presença de um aluno em cumprimento de medida socioeducativa pela perspectiva dos Direitos Humanos. Entendendo estes como uma construção histórica, as práticas e os métodos são justificados por dispositivos normativos e legais que fomentam a presença de tais princípios no ambiente escolar. Partimos da hipótese de que, através da Educação em Direitos Humanos, deve ser possível superar a constante violação de direitos e a exclusão social objetivando uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a dignidade humana seja respeitada e acessível a todos. Nesse sentido, a disciplina História tem muito a colaborar para a propagação de valores relativos ao tema e para que o propósito da medida socioeducativa, que é a ressocialização dos jovens, seja alcançado por meio da criação de um sentimento de pertencimento e de identidade. Assim, apresenta-se uma proposta prática de um Curso de Extensão, dividido em dois módulos, por meio da Educação a Distância, intentando contribuir a formação continuada dos docentes de história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11881 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cidadania e direitos humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | medida socioeducativa | pt_BR |
Título: dc.title | O professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - possibilidades e limitações da prática docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Carla Patricia Ferreira Surcin - dissertação de mestrado.pdf | 11,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575584/2/Carla Patricia Ferreira Surcin - dissertação de mestrado.pdfDownload |
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