O professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - possibilidades e limitações da prática docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSurcin, Carla Patrícia Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-17T22:53:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-17T22:53:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherO professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - possibilidades e limitações da prática docentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575584-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação discute os desafios e possibilidades da atuação do docente de história, em sala de aula, quando da presença de um aluno em cumprimento de medida socioeducativa pela perspectiva dos Direitos Humanos. Entendendo estes como uma construção histórica, as práticas e os métodos são justificados por dispositivos normativos e legais que fomentam a presença de tais princípios no ambiente escolar. Partimos da hipótese de que, através da Educação em Direitos Humanos, deve ser possível superar a constante violação de direitos e a exclusão social objetivando uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a dignidade humana seja respeitada e acessível a todos. Nesse sentido, a disciplina História tem muito a colaborar para a propagação de valores relativos ao tema e para que o propósito da medida socioeducativa, que é a ressocialização dos jovens, seja alcançado por meio da criação de um sentimento de pertencimento e de identidade. Assim, apresenta-se uma proposta prática de um Curso de Extensão, dividido em dois módulos, por meio da Educação a Distância, intentando contribuir a formação continuada dos docentes de história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11881 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcidadania e direitos humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmedida socioeducativapt_BR
Título: dc.titleO professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - possibilidades e limitações da prática docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons