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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Eva Simone de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-17T14:14:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-17T14:14:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória Unespar_Eva Simone de Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575543 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A provável passagem pela cidade de Farol – PR do “monge das águas santas e das curas milagrosas”, o qual se insurgiu contra a igreja, desde fins do século XIX, e contra o estado, durante a Guerra do Contestado (1912-1916) e, cuja vida nômade foi do Brasil aos desertos dos Estados Unidos, é imbuída de mistérios e de muitas narrativas populares, que podem ser exploradas em uma aula de história. A devoção popular a João Maria no referido município levou-nos a estudar a provável passagem e permanência por algum tempo no Memorial Água da Fonte, observando comportamentos e manifestações que fazem da localidade um local sagrado para o povo. Como se trata de um assunto complexo não é nosso objetivo aprofundar esse estudo. Nosso objetivo é a elaboração de um material audiovisual dedicado ao ensino de história explorando a história do monge em Farol. Construindo um trabalho a partir da junção de história local, narrativas, autobiografia, religiosidade popular, mídias digitais e cinema, e no conceito de lugar social do historiador francês Michel Certeau, formatando um produto de linguagem cinematográfica a partir da junção da narrativa com a fotografia. Apresentando as práticas pedagógicas atuais, a fim de refletir o Ensino de História, o papel do historiador e do professor de história no processo de ensino e aprendizagem, levantando um debate de como as práticas pedagógicas são escolhas que refletem o lugar social do historiador/professor, e como as narrativas e as mídias digitais podem ser incorporadas ás práticas pedagógicas. Refletindo também o conhecimento histórico produzido e a possibilidade de usá-lo como elemento ou recurso pedagógico na produção audiovisual nas aulas de história, além de produção documental própria sobre o tema. A junção de narrativa e fotografia na construção do curta-metragem reflete o olhar da pesquisadora sobre o objeto de estudo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,52 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Religião Popular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Devoção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Cultural das Sensibilidades | pt_BR |
Título: dc.title | Memorial Água da Fonte: Religiosidade Popular e devoção ao Monge João de Maria no Município de Farol – Pr (Narrativas e Produção Audiovisual) | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação ProfHistória Unespar_Eva Simone de Oliveira.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575543/2/Dissertação ProfHistória Unespar_Eva Simone de Oliveira.pdfDownload |
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