Memorial Água da Fonte: Religiosidade Popular e devoção ao Monge João de Maria no Município de Farol – Pr (Narrativas e Produção Audiovisual)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira Eva Simone de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-17T14:14:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-17T14:14:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória Unespar_Eva Simone de Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575543-
Resumo: dc.description.abstractA provável passagem pela cidade de Farol – PR do “monge das águas santas e das curas milagrosas”, o qual se insurgiu contra a igreja, desde fins do século XIX, e contra o estado, durante a Guerra do Contestado (1912-1916) e, cuja vida nômade foi do Brasil aos desertos dos Estados Unidos, é imbuída de mistérios e de muitas narrativas populares, que podem ser exploradas em uma aula de história. A devoção popular a João Maria no referido município levou-nos a estudar a provável passagem e permanência por algum tempo no Memorial Água da Fonte, observando comportamentos e manifestações que fazem da localidade um local sagrado para o povo. Como se trata de um assunto complexo não é nosso objetivo aprofundar esse estudo. Nosso objetivo é a elaboração de um material audiovisual dedicado ao ensino de história explorando a história do monge em Farol. Construindo um trabalho a partir da junção de história local, narrativas, autobiografia, religiosidade popular, mídias digitais e cinema, e no conceito de lugar social do historiador francês Michel Certeau, formatando um produto de linguagem cinematográfica a partir da junção da narrativa com a fotografia. Apresentando as práticas pedagógicas atuais, a fim de refletir o Ensino de História, o papel do historiador e do professor de história no processo de ensino e aprendizagem, levantando um debate de como as práticas pedagógicas são escolhas que refletem o lugar social do historiador/professor, e como as narrativas e as mídias digitais podem ser incorporadas ás práticas pedagógicas. Refletindo também o conhecimento histórico produzido e a possibilidade de usá-lo como elemento ou recurso pedagógico na produção audiovisual nas aulas de história, além de produção documental própria sobre o tema. A junção de narrativa e fotografia na construção do curta-metragem reflete o olhar da pesquisadora sobre o objeto de estudo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,52 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReligião Popularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDevoçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Cultural das Sensibilidadespt_BR
Título: dc.titleMemorial Água da Fonte: Religiosidade Popular e devoção ao Monge João de Maria no Município de Farol – Pr (Narrativas e Produção Audiovisual)pt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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