Livro didático de História como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexual

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Fábio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-17T22:42:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-17T22:42:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherLivro didático de História como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexualpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575542-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como tema as representações da diversidade sexual em coleções de livros didáticos de História, do 6º ao 9º anos. Para a construção deste trabalho, o recorte bibliográfico principal engloba os seguintes autores e suas ideias: Candau (2016), Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) e Rossi (2010). Buscou-se compreender o processo de elaboração do livro didático de História voltado para os anos finais do ensino fundamental; apontar, nas coleções analisadas, os conteúdos que, de alguma forma, citaram a diversidade sexual; debater o processo de enquadramento da memória realizado nos livros didáticos analisados; e evidenciar as vivências da diversidade sexual de algumas sociedades em certos períodos da história ocidental. A metodologia foi desenvolvida a partir das funções essenciais do livro didático, atribuídas por Choppin. Percebeu-se que silenciamentos, disputas e enquadramentos de memória são constantes na produção de uma obra didática, especialmente em relação à diversidade sexual, mantendo-se na memória coletiva da sociedade ocidental o padrão heteronormativo como o único a ser seguido, marginalizando os comportamentos sexuais destoantes. A pesquisa culminou na elaboração de um material didático de apoio docente que contribui para o ensino da diversidade sexual nas aulas de História, atendendo a uma especificidade do mestrado profissional, a qual se caracteriza pela criação de um produto a ser utilizado no ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5016 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdiversidade sexualpt_BR
Título: dc.titleLivro didático de História como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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