CIDADANIA E DIVERSIDADE: DIALOGANDO COM AS TRANSFORMAÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAISpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, ANA PAULA QUINTINO-
Autor(es): dc.contributor.authorMENDES, MARIA APARECIDA COLARES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-17T14:36:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-17T14:36:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherCidadania e Diversidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575526-
Resumo: dc.description.abstractA cartilha "Cidadania e Diversidade: dialogando com as transformações" é o produto educacional elaborado a partir da pesquisa de mestrado intitulada Educação, gênero e cidadania: a formação para a diversidade no ensino médio integrado ao técnico da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo IFNMG – Campus Montes Claros. O objetivo da cartilha é subsidiar as práticas educativas na perspectiva de educar com e para a diversidade sexual e de gênero, buscando promover possibilidades para a construção de uma cidadania plena e emancipada de estudantes do ensino médio integrado ao técnico, seu público-alvo, e também de todas as pessoas inseridas nos processos educativos. Assim, a cartilha constitui-se como uma proposta educativa para estimular debates e sensibilizar as instituições de ensino, em especial os campi que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sobre a importância do respeito e do reconhecimento das diversidades para o enfrentamento à LGBTfobia, para a superação da heteronormatividade e cisnormatividade e para a formação de cidadãs/ãos plenas/os e emancipadas/os, participantes ativas/os na construção de uma sociedade justa e solidária. Esse produto educacional foi aplicado às/aos participantes da pesquisa (egressos, discente e educadoras/es do Campus Montes Claros), que após as suas apreciações puderam avaliá-lo por meio de questionário em formato eletrônico e colaborar para o aprimoramento de sua versão final. As/os avaliadoras/es consideraram o formato e o conteúdo da cartilha adequados como proposta educativa para a promoção da diversidade sexual e de gênero na escola. A validação final da cartilha foi realizada pela banca examinadora de defesa, que se manifestou e aprovou o produto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,73 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartilha educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade sexual e de gênero – Cidadaniapt_BR
Título: dc.titleCIDADANIA E DIVERSIDADE: DIALOGANDO COM AS TRANSFORMAÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons