Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSUL Câmpus Charqueadas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ruti Angela Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Calixto, Patrícia Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-15T20:16:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-15T20:16:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | NARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575431 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho buscou revelar quais foram as motivações que levaram os estudantes do Proeja Secretariado do Câmpus IFSul Venâncio Aires – formandos 2018, a permanecerem no curso, estimulando-os a chegarem com êxito à etapa final, apesar dos desafios enfrentados. Adotou-se a técnica do estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de investigação e os dados foram coletados através de entrevistas aplicadas a estudantes egressos. A análise dos dados deu-se por meio da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, a pesquisa apontou que, no caso destes estudantes, o retorno à escola se deu, principalmente, pela possibilidade de emancipação a partir da sua formação. A pesquisa também revelou fatores determinantes para a permanência escolar: a receptividade dos professores em acolher; trabalhos envolvendo integração profissionais da educação/estudante; a construção dos laços de amizade com os colegas da turma; as interações em sala de aula e na escola promovendo a motivação; a Assistência Estudantil; e a coragem de se expor e se arriscar. No âmbito desta pesquisa, também foi desenvolvido um produto educacional – Documentário Narrativas dos Sujeitos do Proeja do Curso Secretariado do IFSul Câmpus Venâncio Aires. Elaborado a partir das entrevistas, se configurou como um canal para dar voz aos estudantes pouco ouvidos do Proeja. O Documentário foi desenvolvido com o objetivo de promover a motivação de estudantes desta modalidade em relação à permanência escolar, bem como aumentar a autoestima destes educandos. Para sua validação, foi elaborada uma pesquisa qualitativa, onde, através de questionário encaminhado aos docentes que atuam no curso, foi possível identificar se o Documentário atingiu o objetivo proposto. Os resultados foram positivos, mostrando que, em uma perspectiva docente, a produção tende a ser exitosa na condição de ferramenta motivacional, podendo, também, ser adotada como recurso de valorização das conquistas do público do Proeja. Os resultados também confirmaram sua usabilidade enquanto vídeo institucional a fim de divulgar o Proeja do IFSul Câmpus Venâncio Aires. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 274 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | motivação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | proeja | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profept | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | permanência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | pt_BR |
Título: dc.title | NARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação de dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Documentario_EJA_EPT_IFSul.pdf | 273,85 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575431/2/Documentario_EJA_EPT_IFSul.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons