
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFSUL Câmpus Charqueadas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ruti Angela Barbosa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Calixto, Patrícia Mendes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-15T20:16:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-15T20:16:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | NARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575431 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho buscou revelar quais foram as motivações que levaram os estudantes do Proeja Secretariado do Câmpus IFSul Venâncio Aires – formandos 2018, a permanecerem no curso, estimulando-os a chegarem com êxito à etapa final, apesar dos desafios enfrentados. Adotou-se a técnica do estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de investigação e os dados foram coletados através de entrevistas aplicadas a estudantes egressos. A análise dos dados deu-se por meio da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, a pesquisa apontou que, no caso destes estudantes, o retorno à escola se deu, principalmente, pela possibilidade de emancipação a partir da sua formação. A pesquisa também revelou fatores determinantes para a permanência escolar: a receptividade dos professores em acolher; trabalhos envolvendo integração profissionais da educação/estudante; a construção dos laços de amizade com os colegas da turma; as interações em sala de aula e na escola promovendo a motivação; a Assistência Estudantil; e a coragem de se expor e se arriscar. No âmbito desta pesquisa, também foi desenvolvido um produto educacional – Documentário Narrativas dos Sujeitos do Proeja do Curso Secretariado do IFSul Câmpus Venâncio Aires. Elaborado a partir das entrevistas, se configurou como um canal para dar voz aos estudantes pouco ouvidos do Proeja. O Documentário foi desenvolvido com o objetivo de promover a motivação de estudantes desta modalidade em relação à permanência escolar, bem como aumentar a autoestima destes educandos. Para sua validação, foi elaborada uma pesquisa qualitativa, onde, através de questionário encaminhado aos docentes que atuam no curso, foi possível identificar se o Documentário atingiu o objetivo proposto. Os resultados foram positivos, mostrando que, em uma perspectiva docente, a produção tende a ser exitosa na condição de ferramenta motivacional, podendo, também, ser adotada como recurso de valorização das conquistas do público do Proeja. Os resultados também confirmaram sua usabilidade enquanto vídeo institucional a fim de divulgar o Proeja do IFSul Câmpus Venâncio Aires. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 274 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | motivação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | proeja | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Profept | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | permanência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | NARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação de dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Documentario_EJA_EPT_IFSul.pdf | 273.85 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575431/2/Documentario_EJA_EPT_IFSul.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons