NARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSUL Câmpus Charqueadaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Ruti Angela Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorCalixto, Patrícia Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-15T20:16:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-15T20:16:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-28-
identificador: dc.identifier.otherNARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575431-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou revelar quais foram as motivações que levaram os estudantes do Proeja Secretariado do Câmpus IFSul Venâncio Aires – formandos 2018, a permanecerem no curso, estimulando-os a chegarem com êxito à etapa final, apesar dos desafios enfrentados. Adotou-se a técnica do estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de investigação e os dados foram coletados através de entrevistas aplicadas a estudantes egressos. A análise dos dados deu-se por meio da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, a pesquisa apontou que, no caso destes estudantes, o retorno à escola se deu, principalmente, pela possibilidade de emancipação a partir da sua formação. A pesquisa também revelou fatores determinantes para a permanência escolar: a receptividade dos professores em acolher; trabalhos envolvendo integração profissionais da educação/estudante; a construção dos laços de amizade com os colegas da turma; as interações em sala de aula e na escola promovendo a motivação; a Assistência Estudantil; e a coragem de se expor e se arriscar. No âmbito desta pesquisa, também foi desenvolvido um produto educacional – Documentário Narrativas dos Sujeitos do Proeja do Curso Secretariado do IFSul Câmpus Venâncio Aires. Elaborado a partir das entrevistas, se configurou como um canal para dar voz aos estudantes pouco ouvidos do Proeja. O Documentário foi desenvolvido com o objetivo de promover a motivação de estudantes desta modalidade em relação à permanência escolar, bem como aumentar a autoestima destes educandos. Para sua validação, foi elaborada uma pesquisa qualitativa, onde, através de questionário encaminhado aos docentes que atuam no curso, foi possível identificar se o Documentário atingiu o objetivo proposto. Os resultados foram positivos, mostrando que, em uma perspectiva docente, a produção tende a ser exitosa na condição de ferramenta motivacional, podendo, também, ser adotada como recurso de valorização das conquistas do público do Proeja. Os resultados também confirmaram sua usabilidade enquanto vídeo institucional a fim de divulgar o Proeja do IFSul Câmpus Venâncio Aires.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent274 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectmotivaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectproejapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfeptpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpermanênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectproduto educacionalpt_BR
Título: dc.titleNARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação de dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons