Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco/ ProfSocio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Elisângela de Lima Cunha e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-14T19:17:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-14T19:17:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575423 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação foi oferecer um quadro de reflexões a respeito da prática pedagógica dos professores de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da investigação da realidade vivenciada em quatro escolas estaduais de Pernambuco jurisdicionada à Gerência Regional de Educação (GRE), Mata Centro (Vitória de Santo Antão). Partiu-se da construção da tríade Ensino, Sociologia e EJA, verificando-se a instabilidade da presença da Sociologia, a subvalorização da EJA e o histórico de resistência de ambas no ensino básico brasileiro. Os dados da pesquisa realizada, por meio de entrevistas e questionários aplicados com professores e gestores e tratados através de análise de conteúdo revelam uma persistente hierarquização das disciplinas escolares, sem que a Sociologia ocupe lugar de destaque. Apontam também para os principais desafios dos professores na prática pedagógica dessa disciplina na modalidade de ensino analisada. O estudo reafirma a importância da disciplina de Sociologia no currículo da EJA e finaliza apresentando uma proposta interdisciplinar de ensino para as aulas de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.115 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Título: dc.title | A transposição didática dos conteúdos de Sociologia na educação de jovens e adultos (EJA): uma proposta interdisciplinar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons