A transposição didática dos conteúdos de Sociologia na educação de jovens e adultos (EJA): uma proposta interdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco/ ProfSocio-
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Elisângela de Lima Cunha e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-14T19:17:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-14T19:17:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
identificador: dc.identifier.otherDissertação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575423-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta dissertação foi oferecer um quadro de reflexões a respeito da prática pedagógica dos professores de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da investigação da realidade vivenciada em quatro escolas estaduais de Pernambuco jurisdicionada à Gerência Regional de Educação (GRE), Mata Centro (Vitória de Santo Antão). Partiu-se da construção da tríade Ensino, Sociologia e EJA, verificando-se a instabilidade da presença da Sociologia, a subvalorização da EJA e o histórico de resistência de ambas no ensino básico brasileiro. Os dados da pesquisa realizada, por meio de entrevistas e questionários aplicados com professores e gestores e tratados através de análise de conteúdo revelam uma persistente hierarquização das disciplinas escolares, sem que a Sociologia ocupe lugar de destaque. Apontam também para os principais desafios dos professores na prática pedagógica dessa disciplina na modalidade de ensino analisada. O estudo reafirma a importância da disciplina de Sociologia no currículo da EJA e finaliza apresentando uma proposta interdisciplinar de ensino para as aulas de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos.-
Tamanho: dc.format.extent1.115 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Título: dc.titleA transposição didática dos conteúdos de Sociologia na educação de jovens e adultos (EJA): uma proposta interdisciplinar-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons