Formação Ética em Sequências Didáticas Interativas

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Wiili Jansen-
Autor(es): dc.contributor.authorBentes, Haroldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-13T19:00:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-13T19:00:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Formação Ética em Sequências Didáticas Interativaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575383-
Resumo: dc.description.abstractDiscutir a relevância da formação ética como parte integrante da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos cursos técnicos de Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA). Considera o que é formação ética, sua previsão nas leis educacionais e em outros documentos, e como a formação tem sido ofertada no referido Campus. Discute também as interfaces da ética com as dimensões da responsabilidade individual e coletiva no âmbito das práticas profissionais e da cidadania. Trata-se de um estudo teórico que se valeu de entrevistas com os docentes e questionários aos alunos. A práxis pedagógica referente à formação ética é construída no recorte de três cursos concluintes do EMI: mecânica, telecomunicações e eletrônica. As análises e discussões foram construídas com base no diálogo teórico com Aristóteles e Kant e os estudos de pesquisadores brasileiros como Pedro Goergen, Maria Menin et al. Destacam-se ainda, Marise Ramos e Demerval Saviani, ambos teóricos da EPT. Elaborou-se a problematização: quais são as bases formativo-curriculares que ancoram a formação ética do EMI nos cursos do IFPA Campus Belém? Partiu-se da hipótese de que a comunidade acadêmica estaria inclinada a considerar o valor da formação ética se esta estiver voltada para a cidadania e a atuação profissional. Assim, constatou-se na pesquisa, pois, a razão de ser de tal formação se daria na construção das bases da cidadania e do trabalho permitindo uma boa atuação profissional, e que tal formação ética implica em significativa atividade letiva de caráter discursivo-reflexivo que possibilita a participação consciente e transformadora da sociedade. As considerações finais apontam para o fato de que tal formação é urgente e necessária e que a mesma deve ser a principal finalidade da educação. Por fim nosso produto educacional são sequências didáticas interativas, pois tais se adequam à natureza mesma da ética e da filosofia no que se refere às discussões de ordem crítica e reflexiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,17Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleFormação Ética em Sequências Didáticas Interativaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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