Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Wiili Jansen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bentes, Haroldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-13T19:00:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-13T19:00:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Formação Ética em Sequências Didáticas Interativas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575383 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Discutir a relevância da formação ética como parte integrante da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos cursos técnicos de Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA). Considera o que é formação ética, sua previsão nas leis educacionais e em outros documentos, e como a formação tem sido ofertada no referido Campus. Discute também as interfaces da ética com as dimensões da responsabilidade individual e coletiva no âmbito das práticas profissionais e da cidadania. Trata-se de um estudo teórico que se valeu de entrevistas com os docentes e questionários aos alunos. A práxis pedagógica referente à formação ética é construída no recorte de três cursos concluintes do EMI: mecânica, telecomunicações e eletrônica. As análises e discussões foram construídas com base no diálogo teórico com Aristóteles e Kant e os estudos de pesquisadores brasileiros como Pedro Goergen, Maria Menin et al. Destacam-se ainda, Marise Ramos e Demerval Saviani, ambos teóricos da EPT. Elaborou-se a problematização: quais são as bases formativo-curriculares que ancoram a formação ética do EMI nos cursos do IFPA Campus Belém? Partiu-se da hipótese de que a comunidade acadêmica estaria inclinada a considerar o valor da formação ética se esta estiver voltada para a cidadania e a atuação profissional. Assim, constatou-se na pesquisa, pois, a razão de ser de tal formação se daria na construção das bases da cidadania e do trabalho permitindo uma boa atuação profissional, e que tal formação ética implica em significativa atividade letiva de caráter discursivo-reflexivo que possibilita a participação consciente e transformadora da sociedade. As considerações finais apontam para o fato de que tal formação é urgente e necessária e que a mesma deve ser a principal finalidade da educação. Por fim nosso produto educacional são sequências didáticas interativas, pois tais se adequam à natureza mesma da ética e da filosofia no que se refere às discussões de ordem crítica e reflexiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,17Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | Formação Ética em Sequências Didáticas Interativas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Sequência Didática - Willi Jansen.pdf | 570,87 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575383/2/Produto Educacional - Sequência Didática - Willi Jansen.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons