OFICINAS EDUCATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIREITOS HUMANOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alysson-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Virgínia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-12T00:29:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-12T00:29:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-11-
identificador: dc.identifier.otherOFICINAS EDUCATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIREITOS HUMANOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575305-
Resumo: dc.description.abstractAs oficinas educativas, enquanto material educativo ou produto educacional, constantes nesse trabalho, originaram-se da dissertação de mestrado da autora. Material educativo é “um objeto que facilita a experiência do aprendizado; ou, se preferirmos, uma experiência mediada para o aprendizado” (KAPLÚN, 2003, p. 46). Para fins de esclarecimento, trata-se de um mestrado profissional, na área do ensino. Assim, além da parte dissertativa, comum ao mestrado acadêmico, há a necessidade da produção de um material educativo, nesse caso, oficinas educativas. Este material educativo foi elaborado com o objetivo de contribuir com a formação humanística das detentas, que são o público-alvo das oficinas educativas. Por isso, a partir do diálogo com essas mulheres encarceradas, buscou-se identificar quais temáticas elas gostariam/teriam interesse em aprender. Sendo assim, os assuntos a serem abordados nessas oficinas educativas, de forma ampla, são os direitos humanos. Todavia, os temas tratados, de forma restrita, foram escolhidos pelo público-alvo da pesquisa, as mulheres encarceradas na unidade Maria Júlia Maranhão, por meio do diagnóstico, em entrevistas semiestruturadas individuais. Pontua-se que a maioria dessas detentas possuíam Ensino Fundamental completo, poucas tinham cursado o Ensino Médio. A pesquisa desenvolveu-se no espaço não formal de ensino, em presídio. Desse modo, as mulheres não são obrigadas a participar das atividades propostas. Por isso, se a temática tratada parte do interesse dessas detentas, a probabilidade de elas participarem das oficinas é evidente. O referencial teórico básico sugerido, que pode ser estudado para a aplicação das oficinas educativas, encontra-se em slide próprio, após a sequência pedagógica de cada oficina, sob o título de “referência”. Neste produto educacional, constam 3 oficinas educativas com os seguintes temas: direitos humanos: origem e conceitos, cidadania e liberdade. Reitere-se que essas temáticas foram selecionadas pelas próprias detentas, por meio das entrevistas semiestruturadas individuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDIREITOS HUMANOS; FORMAÇÃO HUMANA; OFICINAS EDUCATIVAS; ESPAÇO NÃO FORMAL; PROFEPT.pt_BR
Título: dc.titleOFICINAS EDUCATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIREITOS HUMANOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseNÃO HÁ CURSO ESPECÍFICOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDIREITOS HUMANOS E CIDADANIApt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas

Arquivos associados:
OFICINAS EDUCATIVAS EM DIREITOS HUMANOS.pdfOFICINAS EDUCATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIREITOS HUMANOS3,41 MBAdobe PDF/bitstream/capes/575305/2/OFICINAS EDUCATIVAS EM DIREITOS HUMANOS.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons