Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Ivy | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Porto, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-11T00:00:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-11T00:00:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | cartilha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575263 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Química no Brasil ainda tem encontrado diversas dificuldades no que diz respeito a sua plena efetivação dentro dos preceitos estabelecidos na Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 20 de dezembro de 1996, que versa em seu artigo1º que (...) a educação escolar deverá vincular-se ao mundo de trabalho e prática social (BRASIL,1996). Delors (1999) apresentou à UNESCO um relatório onde expressava que a educação do século XXI deve está ancorada nos cinco pilares básicos da educação que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a empreender. Esse projeto procura aliar a Educação Empreendedora ao ensino de Química como uma metodologia de ensino que indique um caminho para que os alunos possam atuar de forma autônoma e corresponsável na busca por uma sociedade melhor através de planos de negócios oriundos de situações peculiares a comunidade. O presente produto educacional foi fruto de uma pesquisa de mestrado, que teve como orientador o professor Doutor Ricardo Silva Porto. O produto educacional aqui tratado é uma sequência didática abordando a forma de trabalho relacionando educação empreendedora ao Ensino de Química. Essa sequência apresentada aqui na forma de manual além de um pequeno referencial tem por objetivo auxiliar professores na sua prática docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 970kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Documento do microsoft word | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | CARTILHA PARA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA USO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CARTILHA.docx | Ivy-Ricardo | 969,7 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/575263/2/CARTILHA.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons