Iniciação científica: o que é? Por quê? Para quem?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPONTEL, Taiane Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, Josimar de Aparecido-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-10T16:20:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-10T16:20:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto-Educacional-final-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575230-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional se caracteriza como material didático em formato de guia online, de acordo com a classificação da CAPES (2019), que tem a finalidade de familiarizar os estudantes do ensino médio com o tema da iniciação científica e esclarecer possíveis dúvidas referentes às etapas e aos processos que envolvem essa atividade. O material apresenta informações acerca das possibilidades de envolvimento com projetos de pesquisa e os benefícios consequentes da participação do estudante desde a educação básica, seja como bolsista, seja como discente voluntário. Inicialmente, o guia em formato digital traz a relação do IFRS com a iniciação científica e os objetivos da instituição ao disponibilizar esta atividade a estudantes de ensino médio. Na sequência, apresenta uma breve explanação sobre os conceitos relacionados ao tema em questão, assim como a diferenciação e a relação existente entre eles, tais como projetos de pesquisa e inovação, pesquisa básica, pesquisa aplicada e iniciação científica. Foram inseridos, no decorrer do material, tópicos históricos sobre o assunto com o intuito de aguçar a curiosidade do estudante e estimulá-lo a conhecer esta prática mais profundamente. Por meio da análise dos dados coletados durante a pesquisa, foi possível elaborar um material reunindo as principais dúvidas relatadas pelos estudantes durante a pesquisa de campo, e que acabam contribuindo para a não participação destes em projetos de pesquisa. Também foi ilustrado em forma de tópicos, o cenário visualizado pelos estudantes do IFRS em relação à iniciação científica, com o propósito de que estes se identifiquem com o material. O material também apresenta os procedimentos necessários para a candidatura de estudantes em editais de seleção de bolsistas e uma súmula referente aos tipos de bolsas de iniciação científica disponibilizadas por meio de fomento institucional e via fomento externo, mediante parceria do IFRS com o CNPq, evidenciando aspectos como: modalidades, tempo de vigência, valores e carga-horária, a fim de esclarecer todos os aspectos relacionados ao processo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.381KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica. Iniciação científica. Ensino médio integrado à educação profissional.pt_BR
Título: dc.titleIniciação científica: o que é? Por quê? Para quem?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede NacionalDE NACIONALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons