Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PONTEL, Taiane Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VIEIRA, Josimar de Aparecido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-10T16:20:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-10T16:20:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto-Educacional-final-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575230 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional se caracteriza como material didático em formato de guia online, de acordo com a classificação da CAPES (2019), que tem a finalidade de familiarizar os estudantes do ensino médio com o tema da iniciação científica e esclarecer possíveis dúvidas referentes às etapas e aos processos que envolvem essa atividade. O material apresenta informações acerca das possibilidades de envolvimento com projetos de pesquisa e os benefícios consequentes da participação do estudante desde a educação básica, seja como bolsista, seja como discente voluntário. Inicialmente, o guia em formato digital traz a relação do IFRS com a iniciação científica e os objetivos da instituição ao disponibilizar esta atividade a estudantes de ensino médio. Na sequência, apresenta uma breve explanação sobre os conceitos relacionados ao tema em questão, assim como a diferenciação e a relação existente entre eles, tais como projetos de pesquisa e inovação, pesquisa básica, pesquisa aplicada e iniciação científica. Foram inseridos, no decorrer do material, tópicos históricos sobre o assunto com o intuito de aguçar a curiosidade do estudante e estimulá-lo a conhecer esta prática mais profundamente. Por meio da análise dos dados coletados durante a pesquisa, foi possível elaborar um material reunindo as principais dúvidas relatadas pelos estudantes durante a pesquisa de campo, e que acabam contribuindo para a não participação destes em projetos de pesquisa. Também foi ilustrado em forma de tópicos, o cenário visualizado pelos estudantes do IFRS em relação à iniciação científica, com o propósito de que estes se identifiquem com o material. O material também apresenta os procedimentos necessários para a candidatura de estudantes em editais de seleção de bolsistas e uma súmula referente aos tipos de bolsas de iniciação científica disponibilizadas por meio de fomento institucional e via fomento externo, mediante parceria do IFRS com o CNPq, evidenciando aspectos como: modalidades, tempo de vigência, valores e carga-horária, a fim de esclarecer todos os aspectos relacionados ao processo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.381KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica. Iniciação científica. Ensino médio integrado à educação profissional. | pt_BR |
Título: dc.title | Iniciação científica: o que é? Por quê? Para quem? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede NacionalDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto-Educacional-final-2020.pdf | 9,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575230/2/Produto-Educacional-final-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons