Fotografia, memória e Ensino de História: trabalhadores do café no interior paulista

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossa - UEPGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Adilson Carlos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-09T19:37:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-09T19:37:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3153-
identificador: dc.identifier.otherFotografia, memória e Ensino de História: trabalhadores do café no interior paulistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575206-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho pretende suscitar reflexões acerca de questões ligadas ao mundo do trabalho e sua representação através da fotografia, no sentido de problematizar essas questões, assim como a utilização dos registros fotográficos no Ensino de História. A pesquisa tem como enfoque o trabalho na produção de café no município de Tejupá-SP, com o intuito de empreender uma busca pelos trabalhadores dos cafeeiros nas fotografias registradas pelas famílias tradicionais do município, para assim realizarmos uma leitura dos elementos marcantes que atravessam esses registros, com o objetivo de oferecer, no final, um material didático com algumas possibilidades para a utilização da imagem fotográfica como documento histórico em sala de aula. Para tanto, fez-se necessário uma aproximação interdisciplinar com as discussões teóricas acerca da fotografia enquanto linguagem, documento histórico e recurso didático, onde dialogamos, principalmente, com as contribuições de Jacques Aumont, Boris Kossoy, Ulpiano Bezerra de Meneses, Maria Ciavatta e Ana Heloisa Molina. A utilização da fotografia no processo de ensino-aprendizagem pode enriquecer muito a produção de conhecimento histórico escolar. Em Tejupá, onde atuo como professor do ensino fundamental e médio, identificamos uma lacuna no trabalho com questões locais, principalmente por falta de materiais disponíveis. A cultura do café no município por muito tempo confundiu-se com a identidade local, mas a memória preservada sempre privilegiou os aspectos econômicos considerados mais relevantes. Na maioria das fotografias coletadas identificamos através dos estudos, uma ausência dos trabalhadores, ou, quando aparecem, a sua “secundarização/marginalização” no enquadramento fotográfico. Nesse sentido, levantar essas questões no ensino de História, trata-se do reconhecimento da importância: dos trabalhadores na dinâmica sociocultural e do desenvolvimento da capacidade leitora de imagens pelos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.29 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleFotografia, memória e Ensino de História: trabalhadores do café no interior paulistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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