FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, THAYANE FRANCE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-10T13:31:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-10T13:31:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-10-
identificador: dc.identifier.otherFormacaoProfAbHistEspSistNumeracaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575154-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como intuito desenvolver uma sequência didática em um curso para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (Produto Técnico Educacional como parte integrante da Dissertação de Mestrado). A sequência didática teve uma abordagem histórico-epistemólogica do conteúdo de Sistemas de Numeração com a programação de 10 encontros com duração de duas horas cada, além das atividades extraclasses, totalizando um curso de 40 horas. Foi aplicado para 32 professoras e uma delas foi auxiliar na aplicação. Os encontros foram semanais e aconteceram no município de São Sebastião da Amoreira e que todos os participantes foram professoras do sexo feminino, entre elas, regentes do 1º ao 5º ano, diretoras e coordenadoras. Para a coleta dos dados foi utilizado um caderno individual intitulado “As memórias dos encontros” e a partir dos critérios de inclusão e exclusão foram analisados 26 cadernos, além das atividades no decorrer dos encontros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSistema de Numeraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistema de numeração decimalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem Histórico-Epistemológicapt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons