Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, THAYANE FRANCE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-10T13:31:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-10T13:31:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | FormacaoProfAbHistEspSistNumeracao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575154 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como intuito desenvolver uma sequência didática em um curso para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (Produto Técnico Educacional como parte integrante da Dissertação de Mestrado). A sequência didática teve uma abordagem histórico-epistemólogica do conteúdo de Sistemas de Numeração com a programação de 10 encontros com duração de duas horas cada, além das atividades extraclasses, totalizando um curso de 40 horas. Foi aplicado para 32 professoras e uma delas foi auxiliar na aplicação. Os encontros foram semanais e aconteceram no município de São Sebastião da Amoreira e que todos os participantes foram professoras do sexo feminino, entre elas, regentes do 1º ao 5º ano, diretoras e coordenadoras. Para a coleta dos dados foi utilizado um caderno individual intitulado “As memórias dos encontros” e a partir dos critérios de inclusão e exclusão foram analisados 26 cadernos, além das atividades no decorrer dos encontros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de Numeração | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de numeração decimal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Histórico-Epistemológica | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Thayane FINAL.pdf | 4.73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575154/2/Produto Educacional Thayane FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons