Boletim do Egresso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Triângulo Mineiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBotelho, Deliane Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorMelo, Ernani Viriato de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-09T21:53:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-09T21:53:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sites.google.com/view/boletimdoegresso/home-
identificador: dc.identifier.otherBoletim do Egressopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575152-
Resumo: dc.description.abstractO Boletim do Egresso é um estratégia pensada para acompanhar os egressos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Ele consiste em buscar informações sobre os egressos utilizando as redes sociais, o que torna a pesquisa mais célere e com a possibilidade de obter um número maior de respostas. Percebeu-se que, por meio de dados públicos disponibilizados na rede social Facebook, é possível coletar dados sobre formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho dos egressos do Ensino Médio Integrado. Esses dados são um importante subsídio para se conhecer melhor o egresso da instituição e quais estão sendo os direcionamentos deles após concluírem a formação de nível médio. Com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a vida profissional e acadêmica dos egressos e conhecer a percepção deles sobre o EMI, foi inserida na pesquisa um levantamento de dados por questionário. O contato com o egresso foi feito por e-mail e também por meio da rede social, sendo enviado um questionário eletrônico por mensagem privada. Esta pesquisa foi pensada levando-se em consideração que as Instituições de ensino podem se beneficiar de conhecimentos sobre o seu entorno, o ambiente no qual estão inseridas, e sobre as novas necessidades do mercado de trabalho. E o contato com os egressos pode proporcionar a obtenção de conhecimento sobre o entorno da instituição e sobre o trabalho que ela está desenvolvendo. Os ex-alunos da instituição tem condições de opinar sobre o conhecimento recebido, sobre as facilidades e dificuldades que encontraram antes, durante e após a realização do curso, e, assim, poderão oferecer ótimas sugestões. Por meio desse retorno as instituições tem condições de fazer reflexões sobre os cursos oferecidos, podendo, se necessário, adequar o planejamento e a execução de suas atividades.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePortalpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcompanhamento de Egressospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleBoletim do Egressopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons