Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Botelho, Deliane Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Ernani Viriato de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-09T21:53:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-09T21:53:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.google.com/view/boletimdoegresso/home | - |
identificador: dc.identifier.other | Boletim do Egresso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575152 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Boletim do Egresso é um estratégia pensada para acompanhar os egressos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Ele consiste em buscar informações sobre os egressos utilizando as redes sociais, o que torna a pesquisa mais célere e com a possibilidade de obter um número maior de respostas. Percebeu-se que, por meio de dados públicos disponibilizados na rede social Facebook, é possível coletar dados sobre formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho dos egressos do Ensino Médio Integrado. Esses dados são um importante subsídio para se conhecer melhor o egresso da instituição e quais estão sendo os direcionamentos deles após concluírem a formação de nível médio. Com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a vida profissional e acadêmica dos egressos e conhecer a percepção deles sobre o EMI, foi inserida na pesquisa um levantamento de dados por questionário. O contato com o egresso foi feito por e-mail e também por meio da rede social, sendo enviado um questionário eletrônico por mensagem privada. Esta pesquisa foi pensada levando-se em consideração que as Instituições de ensino podem se beneficiar de conhecimentos sobre o seu entorno, o ambiente no qual estão inseridas, e sobre as novas necessidades do mercado de trabalho. E o contato com os egressos pode proporcionar a obtenção de conhecimento sobre o entorno da instituição e sobre o trabalho que ela está desenvolvendo. Os ex-alunos da instituição tem condições de opinar sobre o conhecimento recebido, sobre as facilidades e dificuldades que encontraram antes, durante e após a realização do curso, e, assim, poderão oferecer ótimas sugestões. Por meio desse retorno as instituições tem condições de fazer reflexões sobre os cursos oferecidos, podendo, se necessário, adequar o planejamento e a execução de suas atividades. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Portal | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acompanhamento de Egressos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Boletim do Egresso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons