Por um ensino de História decolonial: os Tupi Guarani do Alto Paranapanema

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossa - UEPGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, Alexandre Mazetto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-09T19:45:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-09T19:45:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-08-
identificador: dc.identifier.otherAlexandre Mazetto Vieirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575149-
Resumo: dc.description.abstractDurante muitos anos o ensino de História ocultou a presença indígena de suas narrativas e, depois, incorporou-a de uma forma secundarizada, fazendo-a figurar em temáticas específicas, sempre priorizando uma leitura eurocêntrica do passado. Seria possível pensar uma história pelo viés do protagonismo indígena? Como a formação de professores poderia auxiliar nessa mudança de perspectiva? A presente pesquisa tem a intenção de apontar um caminho para tais perguntas e refletir sobre a questão indígena no ensino de História, sugerindo uma proposta para o fortalecimento da temática na formação docente. Para tanto, empreende-se na análise das histórias, memórias e culturas dos povos originários, detendo-se um pouco mais sobre o grupo étnico Tupi Guarani que ocupa duas cidades do sudoeste paulista, na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema, utilizando como instrumental teórico autores relacionados à perspectiva decolonial e que trabalham com o protagonismo indígena. Por meio de uma pauta formativa, procura-se sondar possíveis pontos de atuação para a formação de professores, colaborando com a consolidação de um ensino de História que aborde de maneira mais aprofundada e significativa tal questão, com enfoque para esses povos enquanto sujeitos históricos e que podem nos ensinar a evitar uma iminente catástrofe global.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.64 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovo Tupi Guaranipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Título: dc.titlePor um ensino de História decolonial: os Tupi Guarani do Alto Paranapanemapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons