ANTEPROJETO DE SOFTWARE GAMIFICADO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, TATIANE SOARES DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorDÉA, VANESSA HELENA SANTANA DALLA-
Autor(es): dc.contributor.authorBARRETO, MARIA DE FÁTIMA TEIXEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-08T18:37:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-08T18:37:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1zxHGqOMUnRV7I-XJLOhagn6AVkh8xe9K/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575126-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi realizada em um curso de formação continuada que aconteceu na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, denominado “Cultura Digidown”. Teve por objetivo: Analisar a percepção dos professores sobre a vivência de estudantes com síndrome de Down, em uso do software alfabetização fônica computadorizada. A partir dessas indicações, buscou-se construir um anteprojeto de software gamificado para alfabetização e letramento desses estudantes. Na pesquisa de campo, foi utilizada a videogravação e o grupo focal para coleta de dados. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. Os sujeitos da pesquisa foram 40 professores da rede regular de ensino, participantes do curso. Os resultados da pesquisa nos apontaram indicações significativas. Em relação ao uso do software sobre: o áudio, a interface, a gamificação, as opções de interação entre usuáriosoftware, entre outros fatores. Quanto à mediação pedagógica dos professores, ficou claro que algumas especificidades desse público devem ser consideradas na elaboração das atividades, para que não se tornem complexas e confusas demais. Sobre a proposta pedagógica, obtivemos indicações que nos levam a perceber que o método a ser utilizado, não é ponto mais importante para ter bons resultados nos processos de alfabetização, logo o mais significativo nesse processo é que se conheçam os caminhos pelos quais o sujeito se apropria da língua escrita. Assim o professor possa orientar o estudante nesse processo, de forma significativa, trabalhando tanto a alfabetização quanto o letramento, para formar sujeitos que não só dominem um código, mas que o compreenda e faça uso dele em seus mais diversos contextos sociais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Título: dc.titleANTEPROJETO DE SOFTWARE GAMIFICADO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWNpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
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