EXERCÍCIOS DE SER LEITOR: LEITURA DE MANOEL DE BARROS EM SALA DE AULA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, DANÚBIA JORGE DA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, CÉLIA SEBASTIANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-08T17:39:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-08T17:39:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1tdyl7ie_8VyqOlKw7Ku3wmZyoSzckV4R/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575124-
Resumo: dc.description.abstractA leitura de poesia e sua presença incipiente no ensino fundamental tem se constituído uma preocupação de professores e pesquisadores. Desta forma, o objetivo desta dissertação é discutir o papel formador da literatura e defender algumas de suas funções, tais como o acesso ao imaginário coletivo (Colomer, 2003; 2007; 2017), a criatividade e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (Vigotski, 2009), a ampliação e transformação da experiência de vida (Coelho, 2000), além de atuar como meio de socialização (Todorov, 2010). Estabelecemos uma discussão a respeito do texto poético e da sua importância na formação da subjetividade a partir de estudos de Paz (1982), e Huizinga (1971). Na parte prática deste estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa com proposta de intervenção. Tal metodologia busca a produção do conhecimento pedagógico e a diminuição da distância entre a teoria e a sala de aula. Desenvolvemos práticas de leitura de poesia em uma turma de 3º ano da primeira fase do ensino fundamental a partir do Método Recepcional, sistematizado por Aguiar e Bordini (1993), a fim de proporcionar um encontro significativo entre criança e poesia. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade da mediação do professor para favorecer tal encontro. Desta forma, é possível se afastar de um ensino utilitarista e propor aos alunos atividades motivadoras, capazes de constituir leitores literários críticos e autônomos. A pesquisa originou o produto educacional intitulado ―Exercícios de ser leitor: leitura de Manoel de Barros em sala de aula‖, e-book publicado pela Editora Espaço Acadêmico e que será disponibilizado no site do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (https://pos.cepae.ufg.br)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPoesiapt_BR
Título: dc.titleEXERCÍCIOS DE SER LEITOR: LEITURA DE MANOEL DE BARROS EM SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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