Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, DANÚBIA JORGE DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, CÉLIA SEBASTIANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-08T17:39:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-08T17:39:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1tdyl7ie_8VyqOlKw7Ku3wmZyoSzckV4R/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575124 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A leitura de poesia e sua presença incipiente no ensino fundamental tem se constituído uma preocupação de professores e pesquisadores. Desta forma, o objetivo desta dissertação é discutir o papel formador da literatura e defender algumas de suas funções, tais como o acesso ao imaginário coletivo (Colomer, 2003; 2007; 2017), a criatividade e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (Vigotski, 2009), a ampliação e transformação da experiência de vida (Coelho, 2000), além de atuar como meio de socialização (Todorov, 2010). Estabelecemos uma discussão a respeito do texto poético e da sua importância na formação da subjetividade a partir de estudos de Paz (1982), e Huizinga (1971). Na parte prática deste estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa com proposta de intervenção. Tal metodologia busca a produção do conhecimento pedagógico e a diminuição da distância entre a teoria e a sala de aula. Desenvolvemos práticas de leitura de poesia em uma turma de 3º ano da primeira fase do ensino fundamental a partir do Método Recepcional, sistematizado por Aguiar e Bordini (1993), a fim de proporcionar um encontro significativo entre criança e poesia. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade da mediação do professor para favorecer tal encontro. Desta forma, é possível se afastar de um ensino utilitarista e propor aos alunos atividades motivadoras, capazes de constituir leitores literários críticos e autônomos. A pesquisa originou o produto educacional intitulado ―Exercícios de ser leitor: leitura de Manoel de Barros em sala de aula‖, e-book publicado pela Editora Espaço Acadêmico e que será disponibilizado no site do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (https://pos.cepae.ufg.br) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | pt_BR |
Título: dc.title | EXERCÍCIOS DE SER LEITOR: LEITURA DE MANOEL DE BARROS EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons