Videoprocesso: Uma Técnica Inclusiva Para a produção de Vídeos Educacionais em Ambientes de Ensino e Aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMalheiros, Ricardo-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-06T16:09:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-06T16:09:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-12-
identificador: dc.identifier.otherVideoprocesso: Uma Técnica Inclusiva Para a produção de Vídeos Educacionais em Ambientes de Ensino e Aprendizagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575063-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de mestrado consistiu em uma pesquisa aplicada que teve como objetivos a realização de estudos a respeito de uma técnica de produção audiovisual conhecida como videoprocesso criada na década de 1996 pelo pesquisador espanhol Joan Ferrés Prats. De modo a incentivar docentes e discentes a utilizá-la em suas práticas profissionais elaboramos o produto deste mestrado profissional, que são vídeos curtas-metragens, utilizando o videoprocesso como técnica e divulgamos este trabalho através da redes sociais. A característica marcante da técnica do videoprocesso se baseia no fato dela ter como essência uma aplicabilidade relevante e eficaz comprovada, como ferramenta de transmissão de conteúdos curriculares em ambientes de ensino e aprendizagem. Seus pilares são o protagonismo do aluno, a busca de informações, a geração de debates, a participação e o compromisso com as etapas de produção audiovisual como um todo. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação tendo ocorrido intervenções pedagógicas diretas sobre o público-alvo. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo primeiramente, organizadas uma série de oficinas de videoprocesso com uma turma de cinquenta alunos do curso de Sistemas de Informação, matriculados na disciplina “Computação e Meio Ambiente” na Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Computação, durante o segundo semestre de 2014. Decorrentes dessas atividades práticas e teóricas de produção audiovisual, com duração total de 60 horas, que significou o estágio de docência do autor da pesquisa, resultou a criação de nove vídeos curtas-metragens que abordaram a temática geral que são os problemas ambientais causados pelo lixo eletrônico em nível mundial. Os “motes” dos vídeos foram baseados nos conteúdos da ementa da disciplina “Computação e Meio Ambiente”. Na segunda fase do processo, que se deu no Laboratório do “Spread The Sign”, que é um dicionário virtual de línguas gestuais, também localizado na Universidade Federal Fluminense, partimos para legendagem de um dos vídeos, utilizando o modelo de “Janela de LIBRAS”, porém, conseguimos legendar dois deles. Esta etapa visou contemplar uma tecnologia acessível para surdos e criar novas pesrpectivas de trabalho acadêmico dentro dessa linha de inclusão social. A legendagem se deu de acordo com os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo os aspectos técnicos das legendas avaliados com base na captação das percepções de um grupo de oito estudantes surdos com diferentes níveis de formação e de interlínguas, através de entrevistas videogravadas, com a participação de intérprete. Objetivamos com isso avaliar a funcionalidade do processo de legendamento utilizado. Este trabalho de mestrado, além de objetivar a elaboração de um produto de mestrado profissional teve um viés educacional acadêmico, à medida que se propôs a um aprofundamento em uma técnica de ensino e aprendizagem em ambiente escolar que é o videoprocesso. Todos os vídeos produzidos foram veiculados através dos sites Facebook e Youtube, cujas “Uniform Resource Locator ”estão citadas no trabalhopt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,14 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectVideoprocessopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Digital e Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Audiovisual,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJanela de LIBRASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade aos surdos.pt_BR
Título: dc.titleVideoprocesso: Uma Técnica Inclusiva Para a produção de Vídeos Educacionais em Ambientes de Ensino e Aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursemestrado profissional em diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do mestradopt_BR
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