PRODUTO EDUCACIONAL: O ENSINO DO FUTEBOL NA ESCOLA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO PARA A REDE DE ENSINO DE TRINDADE-GO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJESUS, JEAN DIVINO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, ANEGLEYCE TEODORO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-08T18:19:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-08T18:19:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1vW94t31Z_a2wVRpPjKre2EFXaXVOMV6H/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575061-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional: O ensino do futebol na escola à luz da pedagogia histórico-crítica: caminhos e possibilidades de superação para a rede de ensino de Trindade-GO. Teve como objetivo geral desenvolver um curso de formação que tratou dos conceitos centrais da pedagogia histórico-crítica e seus desafios e possibilidades para o ensino do futebol na Educação Física escolar. Os objetivos específicos foram: A) Ampliar a difusão e o conhecimento da teoria pedagógica histórico-crítica perante o quadro dos professores de Educação Física da rede de ensino de Trindade-GO. B) Propiciar aos sujeitos participantes uma conscientização de que é possível realizar a transmissão do ensino do futebol na escola de uma maneira histórico-crítica não-reprodutivista. C) Verificar qual seria a aceitação por parte do professorado de Educação Física da rede de ensino do município para com a adesão de um grupo de estudos permanente relacionado a práticas didáticopedagógicas alicerçadas na pedagogia histórico-crítico, D) Estruturar um grupo de estudos com os professores de Educação Física do município para troca de informações e experiência didático-pedagógicos ligados à pedagogia histórico-crítica. Este grupo foi denominado de GEPEFET. E) Ministrar um mini-curso de 4 horas em um Congresso Internacional da área referente ao tema do produto educacional. F) Publicar um capítulo de um livro referente às dimensões que colaboram para as práticas ligadas ao espontaneísmo pedagógico e as possíveis contribuições que a pedagogia histórico-crítica pode exercer para a superação destes casos. O marco teórico desta pesquisa é a pedagogia históricocrítica e a psicologia histórico-cultural de acordo com seus principais colaboradores no Brasil: Dermeval Saviani, Newton Duarte e Lígia Martins. Além de alguns autores ligados a Educação Física e a pedagogia histórico-crítica.O curso teve como fundamento científico-metodológico o materialismo histórico-dialético. As técnicas de pesquisa compreenderam a revisão bibliográfica sobre o ensino do futebol na escola, sobre a pedagogia histórico-crítica e a Educação Física na perspectiva crítico-superadora. As análises gerais do curso apontaram que o futebol é o conteúdo mais praticado na rede e que a pedagogia histórico-crítica é pouco conhecida perante o professorado e menos ainda utilizada enquanto fundamentação pedagógica relacionada à transmissão do ensino do futebol na escola. A falta de formação continuada foi apontada como fator preponderante para que o futebol na escola da rede seja transmitido muitas vezes de forma espontaneísta.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino do Futebol na Educação Básicapt_BR
Título: dc.titlePRODUTO EDUCACIONAL: O ENSINO DO FUTEBOL NA ESCOLA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO PARA A REDE DE ENSINO DE TRINDADE-GOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
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