Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Fabiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-08T11:07:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-08T11:07:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://quimicol.herokuapp.com/ | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575054 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O interesse pela temática deste trabalho emergiu da constatação de um contexto problemático no ensino-aprendizagem de Química relacionado ao contraditório entre o senso-comum pedagógico-didático e as dificuldades dos estudantes em identificar álcoois. A pesquisa realizada teve o objetivo principal de investigar a utilização de um Ambiente Didático Virtual na Web, o Quimicol, na formação da habilidade de identificar álcoois em estudantes do Ensino Médio. O referencial teóricometodológico utilizado fundamentou-se no Enfoque Histórico-Cultural, especialmente na Teoria da Assimilação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, proposta por Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988), que foi colaborador de Vigotski. O Quimicol foi desenvolvido com o uso de diferentes linguagens e aplicativos computacionais. Ele foi concebido, modelado e implementado dentro dos fundamentos associados às etapas do ciclo cognoscitivo proposto por Galperin (etapa motivacional, materializada, da formação da base orientadora da ação, do plano da linguagem verbal e do plano mental) e direcionado para utilização interativa, online e em duplas. As tarefas constantes nas telas do programa eram diversificadas e o processo de aprendizagem foi vinculado à resolução de um conjunto de problemas desenvolvidos para essa finalidade. Uma experiência formativa foi realizada com um grupo de 6 (seis) estudantes do segundo ano do Ensino Médio que já tinham estudado o conteúdo, mas que apresentavam uma desatualização na habilidade de identificar álcoois. A análise das respostas e dos chats, registrados no banco de dados, revelou que os estudantes exibiam um baixo domínio da habilidade de identificar álcoois, após o processo formativo. A orientação e o controle da atividade não foram satisfatoriamente atingidos pelos participantes e a resolução das tarefas foram realizadas com baixas qualidades das ações, comparando-se aos critérios estipulados em 4 (quatro) indicadores qualitativos. Resultados esperados por diversas condições adversas, como a atividade ter sido realizada fora de uma sequência didática, do contexto escolar, sem a aproximação do tutor (professor), em um período perto das férias, problemas com a internet caindo, enfim de não haver pontuação. Assim, acabou afetando na interação e envolvimento dos estudantes. Verificou-se também que o vídeo produzido para a etapa motivacional atingiu esse objetivo, mas a motivação diminuiu um pouco ao longo do processo. Ainda assim, os participantes avaliaram positivamente o Quimicol e consideraram-no adequado como ferramenta para o estudo inicial dos álcoois, que é um dos objetivos propostos para esse aplicativo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria de Galperin. Função álcool. Software educativo. Ensino de Química Orgânica. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). | pt_BR |
Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM QUIMICOL, BASEADO NA TEORIA DE GALPERIN, PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ÁLCOOIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM QUIMICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUIMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons