DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM QUIMICOL, BASEADO NA TEORIA DE GALPERIN, PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ÁLCOOIS

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Autor(es): dc.contributorUFRPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Fabiana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-08T11:07:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-08T11:07:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://quimicol.herokuapp.com/-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575054-
Resumo: dc.description.abstractO interesse pela temática deste trabalho emergiu da constatação de um contexto problemático no ensino-aprendizagem de Química relacionado ao contraditório entre o senso-comum pedagógico-didático e as dificuldades dos estudantes em identificar álcoois. A pesquisa realizada teve o objetivo principal de investigar a utilização de um Ambiente Didático Virtual na Web, o Quimicol, na formação da habilidade de identificar álcoois em estudantes do Ensino Médio. O referencial teóricometodológico utilizado fundamentou-se no Enfoque Histórico-Cultural, especialmente na Teoria da Assimilação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, proposta por Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988), que foi colaborador de Vigotski. O Quimicol foi desenvolvido com o uso de diferentes linguagens e aplicativos computacionais. Ele foi concebido, modelado e implementado dentro dos fundamentos associados às etapas do ciclo cognoscitivo proposto por Galperin (etapa motivacional, materializada, da formação da base orientadora da ação, do plano da linguagem verbal e do plano mental) e direcionado para utilização interativa, online e em duplas. As tarefas constantes nas telas do programa eram diversificadas e o processo de aprendizagem foi vinculado à resolução de um conjunto de problemas desenvolvidos para essa finalidade. Uma experiência formativa foi realizada com um grupo de 6 (seis) estudantes do segundo ano do Ensino Médio que já tinham estudado o conteúdo, mas que apresentavam uma desatualização na habilidade de identificar álcoois. A análise das respostas e dos chats, registrados no banco de dados, revelou que os estudantes exibiam um baixo domínio da habilidade de identificar álcoois, após o processo formativo. A orientação e o controle da atividade não foram satisfatoriamente atingidos pelos participantes e a resolução das tarefas foram realizadas com baixas qualidades das ações, comparando-se aos critérios estipulados em 4 (quatro) indicadores qualitativos. Resultados esperados por diversas condições adversas, como a atividade ter sido realizada fora de uma sequência didática, do contexto escolar, sem a aproximação do tutor (professor), em um período perto das férias, problemas com a internet caindo, enfim de não haver pontuação. Assim, acabou afetando na interação e envolvimento dos estudantes. Verificou-se também que o vídeo produzido para a etapa motivacional atingiu esse objetivo, mas a motivação diminuiu um pouco ao longo do processo. Ainda assim, os participantes avaliaram positivamente o Quimicol e consideraram-no adequado como ferramenta para o estudo inicial dos álcoois, que é um dos objetivos propostos para esse aplicativo.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de Galperin. Função álcool. Software educativo. Ensino de Química Orgânica. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).pt_BR
Título: dc.titleDESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM QUIMICOL, BASEADO NA TEORIA DE GALPERIN, PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ÁLCOOISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM QUIMICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUIMICApt_BR
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