ALÉM DA QUADRA: AS PRÁTICAS CORPORAIS NAS VOZES DOS ALUNOS E ALUNAS DA COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIMESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Danielle Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSchneider-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-07T23:41:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-07T23:41:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherAlém da Quadra: as práticas corporais nas vozes dos alunos e alunas da Complementação Educacional.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575053-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional que aqui apresentamos é fruto de uma pesquisa autoetnográfica realizada nas aulas de Educação Física em uma escola de Complementação Educacional localizada no município de Praia Grande no Estado de São Paulo. Esta pesquisa, desenhada no caminhar do programa de mestrado, nos encontros com professores, autores, colegas, grupo de estudos, congressos, seminários, mostras e demais eventos acadêmicos é, por sua vez, fruto de minha prática docente, de uma formação vivida nos bancos acadêmicos e no chão da escola. Embasada no Currículo Cultural, a pesquisa de dissertação intitulada “Problematizando a Cultura Corporal nas Aulas de Educação Física no Município de Praia Grande”, sob a orientação do Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) é parte do material apresentado neste produto. Inspirado nos campos teóricos pós-críticos que subsidiam a perspectiva cultural da Educação Física, este produto não oferece, portanto, planos prontos e tampouco se caracteriza como guia ou sequência didática. Nossa intenção com este material é apresentar possibilidades outras de ver e pensar o componente curricular na Caros professores e professoras Introdução Santos, D. R. ; Schneider, A. L. 6 escola, de modo que cada docente, ao ter contato com este material, possa, se assim desejar, apropriar-se deste conteúdo e, a seu modo, "artistar" suas aulas. Para tal, apresentamos a teoria do currículo que inspirou nossa pesquisa, o Currículo Cultural. Compartilhamos os conhecimentos produzidos nas aulas de Educação Física juntamente com os alunos e alunas por meio de experiências reais de ensino que tiveram no planejamento e nas ações didáticas desenvolvidas, a intenção de potencializar o contato com diversos saberes e não apenas os hegemônicos e legitimados, além de um conjunto midiático de variadas práticas corporais com intepretação em LIBRAS e/ou legendadas. Utilizamos nos relatos de experiência que compõem parte deste produto uma linguagem fabulada com o intuito de dar vida às diferentes vozes que compuseram as vivências e, assim, apresentar as práticas corporais nas vozes dos alunos e alunas da Complementação Educacional, narrando as problematizações tecidas ao longo das tematizações realizadas. Ao final dos relatos, é possível acessar as produções discentes registradas em forma de vídeos de modo a ressaltar e compartilhar os saberes e experiências dos alunos e alunas posicionados como protagonistas e coautores deste produto. Esperamos que a leitura deste material seja inspiradora e contribua para a reflexão acerca de práticas docentes voltadas ao reconhecimento e valorização dos diferentes saberes que circulam na escola e na sociedade mais amplapt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleALÉM DA QUADRA: AS PRÁTICAS CORPORAIS NAS VOZES DOS ALUNOS E ALUNAS DA COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons